Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para doenças causadas por água das chuvas
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios alerta para as possíveis doenças provenientes de águas da chuva e as Doenças Diarreicas Agudas (DDAS).
Com a chegada das chuvas de verão, a população precisa atentar para o acúmulo de lixo e possíveis reservatórios de água nos quintais e demais cômodos das residências.
Algumas doenças que podem aparecer são:Diarreia por Escherichia coli: a ingestão de água e alimentos contaminados com bactérias do grupo específico E. coli pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda.
Amebíase: a ingestão de água e alimentos contaminados com esses cistos da Entamoeba histolytica aparece como a principal forma de transmissão da doença. Entre os sintomas mais perigosos da amebíase estão dores abdominais, acompanhadas de diarreia com sangue e muco.
Disenteria bacteriana: a transmissão dessa doença de veiculação hídrica se dá pelo contato com água e alimentos contaminados e, até mesmo, pelo contato direto com fezes de uma pessoa doente.
Esquistossomose: a transmissão da esquistossomose ocorre por meio da penetração ativa da larva cercária na pele de pessoas que entram em contato com água contaminada. Os sintomas são aumento do volume abdominal, diarreia e sangue nas fezes.
A SMS orienta a população sobre os cuidados de higiene e limpeza das residências para o combate às doenças hídricas durante o período de chuvas. “É necessário que, mais uma vez, as pessoas realizem uma limpeza geral em suas residências, eliminando possíveis focos, água parada, fazer a limpeza de reservatórios, usar o hipoclorito para lavar frutas, legumes e verduras e lavar bemas mãos. São medidas simples, mas que já vão auxiliar no combate a essas doenças”, reforça Arnulfo Martinez, diretor da Vigilância em Saúde.
Últimas notícias
Durante cerimônia de premiação, Girau do Ponciano recebe Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae Alagoas
O motivo para Lula ter adiado sua visita a Alagoas
Idoso aguarda há quase 50 dias por cirurgia no colo do fêmur, em Arapiraca, e família aciona a justiça
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Carolina Dieckmann testa máscara de lesma e dermatologista avalia
Relato choca ao alegar que anúncio em geladeira levou mulher a surto
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
