Secretaria de Saúde de Palmeira alerta para doenças causadas por água das chuvas
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios alerta para as possíveis doenças provenientes de águas da chuva e as Doenças Diarreicas Agudas (DDAS).
Com a chegada das chuvas de verão, a população precisa atentar para o acúmulo de lixo e possíveis reservatórios de água nos quintais e demais cômodos das residências.
Algumas doenças que podem aparecer são:Diarreia por Escherichia coli: a ingestão de água e alimentos contaminados com bactérias do grupo específico E. coli pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda.
Amebíase: a ingestão de água e alimentos contaminados com esses cistos da Entamoeba histolytica aparece como a principal forma de transmissão da doença. Entre os sintomas mais perigosos da amebíase estão dores abdominais, acompanhadas de diarreia com sangue e muco.
Disenteria bacteriana: a transmissão dessa doença de veiculação hídrica se dá pelo contato com água e alimentos contaminados e, até mesmo, pelo contato direto com fezes de uma pessoa doente.
Esquistossomose: a transmissão da esquistossomose ocorre por meio da penetração ativa da larva cercária na pele de pessoas que entram em contato com água contaminada. Os sintomas são aumento do volume abdominal, diarreia e sangue nas fezes.
A SMS orienta a população sobre os cuidados de higiene e limpeza das residências para o combate às doenças hídricas durante o período de chuvas. “É necessário que, mais uma vez, as pessoas realizem uma limpeza geral em suas residências, eliminando possíveis focos, água parada, fazer a limpeza de reservatórios, usar o hipoclorito para lavar frutas, legumes e verduras e lavar bemas mãos. São medidas simples, mas que já vão auxiliar no combate a essas doenças”, reforça Arnulfo Martinez, diretor da Vigilância em Saúde.
Últimas notícias
Novo caso no Francês expõe histórico de autuações da BRK em Alagoas
Prefeito Rodrigo Cunha entrega Selo Alfabetiza Maceió para escolas da rede pública
São Sebastião inicia pavimentação de mais de 20 ruas em parceria com Governo de AL
Diretores e coordenadores de Lagoa da Canoa participam de formação na Ufal
Idoso é encontrado morto dentro de casa de acolhimento em Arapiraca
Obra do sistema de água de Maragogi chega a R$ 190 milhões após reajuste
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
