Saúde

Casos de Covid-19 e gripes superlotam UPA de Palmeira dos Índios

No dia de hoje (26), a Unidade apresentou superlotação de pacientes com síndromes gripais

Por 7segundos 26/01/2022 19h07
Casos de Covid-19 e gripes superlotam UPA de Palmeira dos Índios
A SMS reforça que aqueles que apresentarem síndromes gripais leves devem procurar as Unidades de Saúde de horário estendido. - Foto: 7segundos

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertam à população para a superlotação de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. No dia de hoje (26), a Unidade apresentou superlotação de pacientes com síndromes gripais.

A SMS reforça que aqueles que apresentarem síndromes gripais leves devem procurar as Unidades de Saúde de horário estendido. Já a UPA deve ser procurada apenas por aqueles que apresentem sintomas graves.

Os casos de síndrome gripal leve, que apresentem febre, tosse seca, dor de garganta, mialgia (dores musculares), cefaléia e prostração (fraqueza), devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de horário estendido (Oásis I, São Cristóvão I e São Francisco), que funcionam de segunda a sexta, das 14h às 20h. Em crianças menores de 2 anos também são considerados febre de início súbito, tosse, coriza e obstrução nasal. A depender do quadro clínico, o paciente será encaminhado ao CTT para a realização de teste, com solicitação médica. O CTT funciona na Rua José Pinto de Barros (mesmo prédio do Laboratório Remi Maia), das 13h às 18h.

Os casos de síndromes gripal grave, onde o indivíduo apresenta dispnéia/desconforto respiratório, ou pressão persistente no tórax, ou saturação do oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto poderão procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24h. Em casos de crianças, além dos sintomas citados, deve-se observar batimentos de asa no nariz, cianose, tiragem intercostal (movimento de retração da musculatura entre as costelas durante a inspiração), desidratação e inapetência (falta de apetite).

A SMS pede que a população colabore, mais uma vez, com esse período pandêmico, utilizando máscara, evitando aglomerações desnecessárias, realizando a correta higienização das mãos e tomando a vacina contra a Covid-19.