Alunos do Ifal Palmeira que moram em Arapiraca reivindicam transporte da prefeitura para frequentar aulas
Cerca de 150 alunos estão sem transporte para frequentar as aulas
Cerca de 150 alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Palmeira dos Índios que residem em Arapiraca estão sem transporte para frequentar aulas presenciais.
Com a pandemia, as aulas presenciais do Ifal foram paralisadas e também o serviço de ônibus para o transporte dos alunos. No entanto, o Campus anunciou a retomada das aulas presenciais em 2022. Já na próxima segunda (7), começam as aulas para o ensino médio e as aulas de laboratório, já as aulas do ensino superior voltam somente em maio.
O primeiro contato com a prefeitura de Arapiraca sobre o assunto foi feito pelos alunos no 15 de outubro solicitando transporte para os alunos do ensino superior que até agora estão sem respostas. No dia 3 de dezembro, um outro grupo de alunos do ensino médio foi até a prefeitura novamente realizar uma nova solicitação onde foi exigido um ofício do Ifal para conseguir o transporte. Com o oficio em mãos, os alunos retornaram no dia 10 de janeiro. A secretária de educação, Ivana Carla, disse que se reuniria com o prefeito Luciano Barbosa e que o deferimento do pedido estaria quase certo.
Após uma semana sem retorno, o grupo de alunos retornou à prefeitura e foram informados pela secretária que não era da competência dela assegurar o transporte, e que a secretaria de gestão seria responsável. Ela também informou que o prefeito não aprovou o pedido alegando que o orçamento anual não foi aprovado pelos vereadores. A secretária de gestão alegou que não conseguiria o transporte para os estudantes.
O aluno Arthur, representando todos os outros estudantes, gravou um vídeo contando toda a situação.
O Grêmio Estudantil emitiu nota de apoio
O Grêmio Estudantil Talles Cavalcanti vem manifestar seu apoio ao movimento formado por estudantes do IFAL Palmeira dos Índios, residentes na cidade de Arapiraca, na luta para conseguir a reativação da linha de transporte intermunicipal entre Arapiraca - IFAL Palmeira que teve sua parada no ano de 2020 devido à pandemia de Covid-19, se mantendo assim até o presente momento, impossibilitando a continuidade dos estudos de dezenas de estudantes. Denunciamos também o descaso da Prefeitura de Arapiraca com a educação de dezenas de alunos do ensino médio técnico e superior do IFAL. Que desde dia 12 de janeiro de 2022 vem sendo alertada pela instituição sobre seu retorno, mas ainda assim não mostra movimentação para resolução pacífica do problema. Pedimos que a referida Prefeitura busque soluções em conjunto com os representantes dos estudantes que estão na luta pelo transporte para garantir a continuidade da permanência de todas e todos os nossos estudantes. A denúncia e o combate contra esse descaso com à educação é o único caminho possível para reverter este processo de precarização do ensino médio técnico e superior público manifestado na injusta evasão forçada de estudantes que são impelidos a desistir de seus estudos devido ao não cumprimento pelo Estado de seu dever perante a educação pública. Toda solidariedade aos estudantes, parceiros na luta contra a política de retirada de direitos da atual gestão, na pessoa do prefeito Luciano Barbosa. Por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Nenhum direito a menos!
Últimas notícias
Pesquisa em Alagoas mostra Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
[Vídeo] Homem investigado por estupro de vulnerável no PR é preso no interior de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
