Trânsito

Presidente do Sindguarda concede entrevista à Radio Nova Farol e fala sobre as conquistas da categoria

Conquistas para a categoria

Por 7Segundos com Rádio Nova Farol Palmeira 18/02/2022 17h05 - Atualizado em 18/02/2022 18h06
Presidente do Sindguarda concede entrevista à Radio Nova Farol e fala sobre as conquistas da categoria
Presidente do Sindguarda concede entrevista à Radio Nova Farol e fala sobre as conquistas da categoria - Foto: Reprodução

Carlos Pisca, representante do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda), concedeu entrevista ao comunicador Glácio Dória no Jornal do 7, programa da Rádio Nova Farol FM em Palmeira dos Índios. Ele falou sobre as conquistas da categoria dos guardas civis do município com o apoio do Sindguarda.

Segundo Carlos Pisca, a entrevista foi um encontro para trazer boas notícias. "Primeiramente, quero agradecer o prefeito Julio Cezar, por olhar para a categoria dos guardas por dar um incentivo significativo a nós. Nós que representamos os guardas municipais do estado de Alagoas estamos na luta desde 2021 com a gestão para a implantação de um piso salarial para os guardas municipais de Palmeira. Foi instalada uma mesa de negociação presidida pelo procurador-geral, Doutor Clenaldo e nós chegamos a um consenso de aplicar um piso salarial a categoria. Foi-nos dado 1,5 do piso, que corresponde a um (1) salário e meio para todos nós, e agora saímos de um (1) salário mínimo e todas às vezes que houver aumento salarial, haverá também para a categoria de imediato. Isso é uma conquista imensurável aos trabalhadores desse setor', destacou Pisca.

O Presidente também comentou sobre o valor adicional para o risco de vida. "É o risco profissional, que nós não tínhamos, já as outras cidades já contavam com esse direito, por exemplo: Maceió tem 100%, Marechal Deodoro também com 100%, Pilar 100% e Atalaia com 75% e Palmeira não tinha, agora temos. O Júlio nos concedeu 10% para maio e 10% para outubro, correspondendo a 20% do risco profissional".

Segundo o presidente do Sindguarda, depois de muito trabalho, várias aquisições beneficiarão os trabalhadores, que terão reconhecimento e dignidade no ofício. "Outra conquista é o auxílio fardamento, que é uma verba para o trabalhador poder comprar o seu próprio uniforme, para desempenhar suas funções. Evitando assim, que seja aberta uma licitação pela prefeitura para a compra do mesmo. A aquisição será feita uma vez ao ano em uma loja credenciada e a prestação de contas será feita pelo próprio servidor."

Outro ponto importante destacado por Carlos Pisca é o curso de formação da categoria. "Estive com o prefeito na Secretaria de segurança pública, onde conversamos com o doutor Alfredo Gapar onde foi firmado um termo de compromisso entre prefeitura de Palmeira dos Indios e a secretaria de segurança, para a formação do guarda municipal. Desde 2021 estamos lutando por esses feitos, e agora conseguimos. Todo mundo vitorioso, a categoria, a gestão e a população", finalizou Carlos. São 51 guardas a disposição de Palmeira. Com a prefeitura, temos planos de em breve realizar concurso para 30 vagas do cargo, para garantir uma cidade segura a todos." destacou.