Abril Lilás: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao Câncer de Testículos, em Palmeira
O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.
Para conscientizar o público masculino acerca do tema, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio do Programa Saúde do Homem, irá trabalhar o Abril Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Testículo, juntamente com as Unidades de Saúde e a realização do Dia D de prevenção.
Durante todo o mês serão realizadas salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde com as equipes abordando o tema, a importância da prevenção e a realização do autoexame.
Confira a programação:
06/04
Abertura do Abril Lilás
Local: SPCU
Hora: 6h
Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; Verificação de pressão arterial; Ginástica laboral; Palestra com o psicólogo Ricardo Soares e a enfermeira Carla Barbosa; Palestra com o odontólogo Aelfon Omena (tema: Afecções bucais em tempos de COVID-19); Entrega de kits de saúde bucal; Coffee break.
20/04
DIA D do Abril Lilás
Local: CISP Palmeira dos Índios
Hora: a partir das 8h
27/04
Encerramento do Abril Lilás
Local: CESPI
Hora: 9h
Bate papo com o urologista Drº Jaime Bomfim e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.
Roda de conversa sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Local: CAD
Hora: 14h
Roda de conversa com a endocrinologista Drª Ariadne Barbosa Barros e a enfermeira Vivian Andrade; aferição de pressão arterial e lanche saudável para os pacientes.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
