Saúde

Abril Lilás: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao Câncer de Testículos, em Palmeira

Por 7segundos 30/03/2022 09h09
Abril Lilás: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao Câncer de Testículos, em Palmeira
Abril lilás para conscientizar o público masculino acerca do câncer de testículos - Foto: Ilustração

O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.

Para conscientizar o público masculino acerca do tema, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio do Programa Saúde do Homem, irá trabalhar o Abril Lilás, mês de prevenção ao Câncer de Testículo, juntamente com as Unidades de Saúde e a realização do Dia D de prevenção.

Durante todo o mês serão realizadas salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde com as equipes abordando o tema, a importância da prevenção e a realização do autoexame.

Confira a programação:

06/04

Abertura do Abril Lilás

Local: SPCU

Hora: 6h

Realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C; Verificação de pressão arterial; Ginástica laboral; Palestra com o psicólogo Ricardo Soares e a enfermeira Carla Barbosa; Palestra com o odontólogo Aelfon Omena (tema: Afecções bucais em tempos de COVID-19); Entrega de kits de saúde bucal; Coffee break.

20/04

DIA D do Abril Lilás

Local: CISP Palmeira dos Índios

Hora: a partir das 8h


27/04

Encerramento do Abril Lilás

Local: CESPI

Hora: 9h

Bate papo com o urologista Drº Jaime Bomfim e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.



Roda de conversa sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Local: CAD

Hora: 14h

Roda de conversa com a endocrinologista Drª Ariadne Barbosa Barros e a enfermeira Vivian Andrade; aferição de pressão arterial e lanche saudável para os pacientes.