Projeto Pet amigo tem iniciativa inédita no Brasil e leva atendimento veterinário para comunidades indígenas de Palmeira dos Índios
Até então, apenas o exército realiza essa atividade no país
O projeto Pet Amigo de Palmeira dos Índios irá iniciar atendimentos em comunidades indígenas a partir desta semana. A iniciativa é inédita no País já que até agora somente o exército realiza essa atividade no país.
A iniciativa é da Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) A primeira comunidade a ser atendida será a Aldeia Mata da Cafurna.
O coordenador do programa, Paulo Wianêz, diz a ação se trata de uma iniciativa com um olhar sensibilizado e voltado para as causas indígenas. "Essa ação vai envolver consulta, vermifugação, vacina antirrábica, teste rápido para leishmaniose e também palestras para conscientização ambiental sobre abandono e maus tratos a animais. A gente tá realizando de inédita no pais porque ate então quem faz esse trabalho é o exercito brasileiro. Nós estamos dando um ponta pé inicial também em tratativas que estão havendo pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária junto com o Sesai para incorporar no quadro de funcionários das ciências da saúde o medico veterinário. Cada vez mais a saúde animal é inerente a saúde humana, por isso estamos levando também para as comunidades indígenas," disse ele ao 7segundos.
📌Programação:
🗓Dias 06, 07, 13 e 14 de abril
Serão ofertados os seguintes serviços:
- Consultas;
- Vermifugação;
- Teste Rápido de Leishmaniose;
- Vacinaçao Antirrábica
- Castraçao de caninos 🐶 e felinos 🐱 - Machos ♂️ e Fêmeas ♀️
🐾Os tutores deverão participar de ação educativa, onde serão sensibilizados e orientados sobre guarda responsável e certificados dos riscos e benefícios do procedimento cirúrgico, além de saúde única e bem-estar dos animais;
🚨OBS:
Atendimento exclusivo para os animais da aldeia.
😷 OBS: O USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO!!!!