Samu socorre mais de 160 alagoanos assistidos pelo Programa AVC Dá Sinais
O Programa AVC Dá Sinais, foi criado em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.
Quando alguém apresenta sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, o tempo é peça fundamental para garantir um tratamento adequado. É neste momento que a agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) faz toda a diferença e, desde a criação do Programa AVC Dá Sinais, em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.
De acordo com o supervisor geral do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva, é de grande importância prestar atenção na ‘janela do AVC’. “O paciente deve receber um tratamento adequado em até 4h30, contadas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, para que possa ser tratado adequadamente e que as sequelas sejam reduzidas ao máximo. Infelizmente, nem todo mundo se atenta para isso e diversos casos chegam para nós muito fora dessa janela temporal”, esclarece o médico.
Segundo o Núcleo de Estatística do Samu Alagoas, desde que o Programa AVC Dá Sinais foi implantado, há oito meses, mais de 300 pacientes com sintomas da doença foram atendidos. Entretanto, diversos casos não conseguem ser inseridos no programa, justamente pelo período em que os pacientes dão entrada nas unidades de saúde ou solicitam socorro do Samu, que costuma estar fora da ‘janela do AVC’.
O coordenador do AVC Dá Sinais, médico Matheus Pires, ressalta a importância do programa contar com a participação do Samu Alagoas. “Agilizar o atendimento desses casos é o foco do projeto e levar esse atendimento qualificado e de suporte avançado do Samu até a população, no momento que os sintomas aparecem, otimiza os resultados, salvando um número cada vez maior de vidas”, enaltece o coordenador.
Últimas notícias
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Câmara vai enviar Requerimento ao Município para propor reavaliação do contrato com a BRK
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
