Saúde

Samu socorre mais de 160 alagoanos assistidos pelo Programa AVC Dá Sinais

O Programa AVC Dá Sinais, foi criado em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.

Por Ascom Sesau 06/05/2022 15h03 - Atualizado em 06/05/2022 16h04
Samu socorre mais de 160 alagoanos assistidos pelo Programa AVC Dá Sinais
Para acionar o SAMU, basta ligar 192 - Foto: Ascom Sesau

Quando alguém apresenta sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, o tempo é peça fundamental para garantir um tratamento adequado. É neste momento que a agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) faz toda a diferença e, desde a criação do Programa AVC Dá Sinais, em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.

De acordo com o supervisor geral do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva, é de grande importância prestar atenção na ‘janela do AVC’. “O paciente deve receber um tratamento adequado em até 4h30, contadas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, para que possa ser tratado adequadamente e que as sequelas sejam reduzidas ao máximo. Infelizmente, nem todo mundo se atenta para isso e diversos casos chegam para nós muito fora dessa janela temporal”, esclarece o médico.

Segundo o Núcleo de Estatística do Samu Alagoas, desde que o Programa AVC Dá Sinais foi implantado, há oito meses, mais de 300 pacientes com sintomas da doença foram atendidos. Entretanto, diversos casos não conseguem ser inseridos no programa, justamente pelo período em que os pacientes dão entrada nas unidades de saúde ou solicitam socorro do Samu, que costuma estar fora da ‘janela do AVC’.

O coordenador do AVC Dá Sinais, médico Matheus Pires, ressalta a importância do programa contar com a participação do Samu Alagoas. “Agilizar o atendimento desses casos é o foco do projeto e levar esse atendimento qualificado e de suporte avançado do Samu até a população, no momento que os sintomas aparecem, otimiza os resultados, salvando um número cada vez maior de vidas”, enaltece o coordenador.