Samu socorre mais de 160 alagoanos assistidos pelo Programa AVC Dá Sinais
O Programa AVC Dá Sinais, foi criado em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.
Quando alguém apresenta sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, o tempo é peça fundamental para garantir um tratamento adequado. É neste momento que a agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) faz toda a diferença e, desde a criação do Programa AVC Dá Sinais, em agosto do ano passado, os socorristas já conseguiram vencer essa corrida em 164 casos.
De acordo com o supervisor geral do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva, é de grande importância prestar atenção na ‘janela do AVC’. “O paciente deve receber um tratamento adequado em até 4h30, contadas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, para que possa ser tratado adequadamente e que as sequelas sejam reduzidas ao máximo. Infelizmente, nem todo mundo se atenta para isso e diversos casos chegam para nós muito fora dessa janela temporal”, esclarece o médico.
Segundo o Núcleo de Estatística do Samu Alagoas, desde que o Programa AVC Dá Sinais foi implantado, há oito meses, mais de 300 pacientes com sintomas da doença foram atendidos. Entretanto, diversos casos não conseguem ser inseridos no programa, justamente pelo período em que os pacientes dão entrada nas unidades de saúde ou solicitam socorro do Samu, que costuma estar fora da ‘janela do AVC’.
O coordenador do AVC Dá Sinais, médico Matheus Pires, ressalta a importância do programa contar com a participação do Samu Alagoas. “Agilizar o atendimento desses casos é o foco do projeto e levar esse atendimento qualificado e de suporte avançado do Samu até a população, no momento que os sintomas aparecem, otimiza os resultados, salvando um número cada vez maior de vidas”, enaltece o coordenador.
Últimas notícias
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Homem é flagrado com maconha no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhos, em Arapiraca
Mulher denuncia injúria após ser xingada por vizinho em Feira Grande
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Barro Duro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
