Geral

Sobe para 100 o número de mortos em Pernambuco devido às chuvas

Nesta terça-feira (31), equipes atuam em quatro áreas de deslizamento e dois locais onde pessoas podem ter sido levadas pelas enxurradas

Por CNNBrasil 31/05/2022 13h01 - Atualizado em 31/05/2022 16h04
Sobe para 100 o número de mortos em Pernambuco devido às chuvas
Número de mortos nas chuvas sobe para 100 em PE; 16 estão desaparecidos - Foto: Reprodução

O número de vítimas devido aos impactos das fortes chuvas em Pernambuco subiu para cem, de acordo com informações da Defesa Social e das forças de segurança pública.

“Para se chegar a esse número, cruzamos uma série de informações disponíveis, como as ocorrências geradas no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), os resgates feitos nas áreas afetadas, perícias feitas no Instituto de Medicina Legal (IML) e relatos feitos por familiares aos serviços de defesa civil e assistência social. Há um esforço de todos para, além de termos precisão no monitoramento e atualização da situação, também fornecer o apoio necessário às vítimas e familiares neste momento de dor”, afirmou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, em comunicado.

Nesta terça-feira (31), as equipes atuam em quatro áreas de deslizamento e dois locais onde duas pessoas podem ter sido levadas pelas enxurradas. As ocorrências estão registradas na região Metropolitana do Recife.

As buscas se concentram na localização de 16 vítimas das fortes chuvas, sendo 14 por soterramento, em áreas da Vila dos Milagres, Jardim Monteverde, Curado IV e Areeiro. Outras duas pessoas teriam sido levadas pelas enxurradas, sendo uma em Jaboatão Centro e outra em Paratibe (Paulista).

Participam das ações as forças de segurança pública e defesa social – lideradas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e compostas pela Defesa Civil, forças armadas, Samu, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e órgãos municipais.

“Estamos considerando, para as buscas, todos os casos em que há algum relato de desaparecido. Há 14 casos confirmados, com nomes já identificados, depoimentos de parentes, e outros dois em que algum morador apontou a ausência ou cujo relato está impreciso, mas que também são objeto de atenção. Os dois casos nessa situação ocorreram na Vila dos Milagres”, disse Freire.

De acordo com o secretário, 436 profissionais atuam na ação, entre bombeiros de Pernambuco e de outros estados, com o uso de embarcações, cães de busca e aeronaves.