Tratores do Programa Terra Arada voltarão a trabalhar assim que as chuvas cessem em Palmeira
O programa está suspenso temporariamente
As chuvas que caem em todo o estado de Alagoas e, em algumas regiões do Brasil, também interromperam alguns serviços prestados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios à população. Um deles é o Programa Terra Arada 2022. Lançado no último dia 2, o Programa foi suspenso temporariamente, há 6 dias, devido ao grande volume de água que impossibilita o trabalho dos tratores nas propriedades das comunidades rurais do município. Antes deste período chuvoso, 3 mil tarefas de terras já tinham sido aradas e 1.300 famílias foram beneficiadas.
O secretário municipal de Agricultura disse que o Terra Arada está condicionado às condições climáticas e ao estado do solo. “Atualmente o solo está encharcado, impossibilitando a execução do serviço da aração. Assim que possível, retornaremos o atendimento a todos os produtores rurais. Estamos cientes das necessidades das famílias que ainda não foram beneficiadas, mas tenho certeza que atenderemos todos o mais breve possível. O Terra Arada é o maior Programa de incentivo à agricultura familiar de Alagoas, que garante a geração de emprego e renda para os produtores que mais precisam. Eu e o prefeito Júlio Cezar estamos nos empenhando no desenvolvimento de todos os produtores e no fortalecimento das organizações associativas, cooperativas e do movimento sindical”, garantiu o secretário Luciano Monteiro Júnior.
O secretário municipal de Defesa Civil também destacou que é preciso o tempo estar firme para que os tratores voltem a arar as terras dos agricultores palmeirenses. “Para se ter uma ideia, o total de precipitação do mês de maio foi de 332.4 milímetros e no ano passado, também no mês de maio, teve um total de 143,6. Choveu 188.8 milímetros a mais, em relação a 2021. Como está tudo muito encharcado, não tem como o trator fazer a aração das terras. Mas também tem uma vantagem. Como o solo é raso, em muitas regiões, bastam dois dias de estiagem, com sol forte, e as terras poderão voltar a ser aradas. A previsão do tempo informa que tem chuva até o final do dia de hoje. Mas como trabalhamos com previsão, tudo pode acontecer”, explicou Flávio Emílio.