Agreste

Defesa Civil inicia remoção das familias que moram em áreas de risco de Palmeira

As pessoas mais prejudicadas serão remanejadas para um local seguro

Por 7 Segundos 03/06/2022 14h02
Defesa Civil inicia remoção das familias que moram em áreas de risco de Palmeira
A Prefeitura de Palmeira dos Índios já iniciou nesta sexta- feira (3), a remoção das pessoas que moram em áreas de riscos ou encostas no Alto do Cruzeiro. - Foto: Weverton Bruno/ 7Segundos

Após o trabalho da Defesa Civil Municipal, que identificou as residências com maiores problemas, a Secretaria de Assistência Social fez o levantamento das necessitam com urgência do remanejamento para um local seguro. Muitas famílias viviam em uma grota, em casas de taipas e barracos de lona. Na ação, trabalharam as secretarias de Assistência e Urbanismo, com o suporte logístico.

De acordo com a secretária de Assistência Social, todo o trabalho tem sido feito em sintonia com o Comitê Gestor, criado para acompanhar as ações emergenciais devido às chuvas que caem na região. “Estamos garantindo um pouco mais de dignidade às famílias. O prefeito Júlio Cezar visitou o local, falou com cada uma delas e viu a necessidade de agir rapidamente nesse remanejamento, para um local seguro e perto de onde elas moravam, para que o acesso à Saúde e Educação não sejam comprometidos. Também estamos garantindo acesso às necessidades básicas, como alugue social, cestas básicas, pagamento de água e luz, agasalhos, kits de higiene e limpeza, além de colchões, de acordo com as necessidades de cada família”. Graças a Deus não tivemos nenhum registro de vítimas, mas precisamos agir logo para que nada acontecesse”, explicou Flávia Tavares.

Pelo menos 10 famílias, de um total de 29, estarão nas casas alugadas pela prefeitura. “Elas vão permanecer nessas casas até que a prefeitura construa as novas casas, na região, mas em local seguro. As antigas casas serão demolidas porque apresentam riscos à vida dessas pessoas. As nossas equipes estão trabalhando para garantir que nada falte para essas famílias e estamos focados no remanejamento, conforto e segurança de cada uma delas. Agradeço a todos os envolvidos neste trabalho e no Comitê Gestor, que está norteando todas essas ações”, disse o prefeito Júlio Cezar.