Produção de tomate híbrido pode gerar oportunidades em Alagoas
Mais de 80% do tomate consumido em Alagoas é comprado de outras regiões
Há três anos, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - tem conduzido experimentos em Alagoas para o cultivo de novas hortaliças e legumes, como cenoura, pimenta e alho. O destaque dessa iniciativa é a produção do tomate híbrido, conhecido como "BRS Sena". Com a cor vermelha mais intensa e maior consistência, esse tomate tem melhor equilíbrio entre o doce e a acidez. De acordo com a Embrapa, são essas características buscadas pela indústria de processamento. Os frutos também tem maior resistência a doenças causadas por fungos e bactérias.
A primeira colheita realizada na cidade de Coruripe chegou a 70 toneladas por hectare. Quantidade maior que a média estadual. Já em outras regiões do país, a produção ultrapassa 100 toneladas.
Historicamente, regiões de clima quente e úmido, como a Zona da Mata alagoana, não são favoráveis para o tomate. A planta cresce de forma ideal entre 10 e 30 graus de temperatura. Na região, as temperaturas variam entre 25 a 35 graus. Antes de ser testado no Nordeste, o tomate híbrido já era cultivado para fins comerciais em Goiás e Minas Gerais desde, pelo menos 2010.
A Embrapa forneceu as sementes e a assistência técnica para o plantio-piloto. De acordo com a cooperativa estadual que apoiou o projeto, a ampliação da produção pode gerar mais emprego.
De acordo com o IBGE, o Brasil produziu mais de 3 milhões e 700 mil toneladas de tomate em 2020, o equivalente a mais de 6 bilhões de reais. Os maiores produtores são: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Essa quantidade tem aumentado desde 2017, mas de acordo com o último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado mês passado, a produção do tomate deve cair cerca de 7,9%.
De acordo com os produtores de Alagoas, mais de 80% do tomate consumido no estado é comprado de outras regiões, e o aumento da produção local pode reverter esse quadro. O estado também depende de hortaliças produzidas na Bahia, Pernambuco e até mesmo no Distrito Federal.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
