Lei que doa terras do Estado para trabalhadores rurais em Igaci é sancionada
Também ficou deliberada a retomada imediata do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários.
O governador Paulo Dantas assinou, nesta segunda-feira (25), a sanção da lei que autoriza o Estado a doar terras para as famílias do Acampamento Nossa Senhora de Guadalupe, em Igaci. O ato aconteceu durante reunião com representantes de oito movimentos sociais para deliberar pautas que atendam os trabalhadores rurais de Alagoas. Na oportunidade, também ficou deliberada a retomada imediata do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários.
Paulo afirmou que a publicação autorizando a doação das terras – com a encargo para os movimentos – será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26). Este momento era esperado há quase 10 anos. “Sei da luta de cada um de vocês pela regularização fundiária. A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei e agora estamos sancionando para oficializar a doação, que beneficiará mais de 15 famílias, que poderão dar continuidade às suas produções com a certeza de que são donas das terras”, destacou.
“Há anos estamos aguardando por essas doações do Estado e hoje fomos surpreendidos com esse ato do governador. Os trabalhadores do Acampamento Nossa Senhora de Guadalupe merecem muito por tudo que fizeram por aquelas terras”, disse Heloisa Amaral, diretora estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Outra pauta foi o apoio do Estado na recuperação das estradas vicinais nos municípios atingidos pelas chuvas. Eles contaram que um trator ficou preso em um lamaçal, sendo necessária a retirada com o auxílio de outro maquinário. Para dar celeridade e solução, foi agendada uma reunião com o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, para esta terça-feira (10).