“Uma pauta justíssima”: Marx relembra defesa por PEC em favor dos agentes de saúde e de endemias
A emenda foi promulgada em maio deste ano
“Uma vitória e um reconhecimento necessário para categorias profissionais que lutam diariamente pela saúde coletiva e merecem todo apoio”. Com esta frase o deputado federal Marx Beltrão (PP) rememorou a promulgação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional (EC) 120, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.
A emenda foi promulgada em maio deste ano e decorreu da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2022, matéria que teve apoio total de Marx Beltrão quando de sua tramitação na Câmara dos Deputados. “Esta era uma pauta justíssima, que demorou muito para ser aprovada, e que desde maio garante respeito a estes profissionais que dedicam suas vidas à saúde pública em Alagoas e em todo o país. Por isso, desde o início apoiei integralmente a aprovação da PEC 9/2022”, disse Marx nesta segunda-feira (22).
O texto da emenda estabeleceu um piso salarial nacional de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para a categoria e também adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. A emenda também determinou que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.
Além disso, ficou estabelecido que os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e que os valores para esse pagamento serão consignados no Orçamento com dotação própria e específica. Conforme o novo texto constitucional, os recursos financeiros repassados pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para pagamento do vencimento ou de qualquer outra vantagem dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não serão objeto de inclusão no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
