Palmeira ganha a primeira UTI móvel do SAMU
O município agora contará com duas ambulâncias, uma de suporte básico e uma de suporte avançado
Um sonho muito antigo se realizará na próxima semana para a Saúde Pública do município. Na quarta-feira (19), o prefeito Júlio Cezar estará inaugurando a nova Base Descentralizada SAMU Palmeira dos Índios. O sonho vem junto com a nova base: a entrega da primeira UTI móvel do SAMU para o município. O município agora contará com duas ambulâncias, uma de suporte básico e uma de suporte avançado. A solenidade de entrega será às 9h e deverá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) atua no município há 13 anos com uma Unidade de Suporte Básico (USB), composta por 14 técnicos de Enfermagem e 07 condutores socorristas. Agora, o SAMU contará com uma nova ambulância, tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), que será composta por 06 enfermeiros, 06 médicos e 06 condutores socorristas.
Os casos em que o SAMU é acionado são de natureza clínica e trauma. Os casos clínicos estão relacionados à crise hipertensiva, crise convulsiva, gestante em trabalho de parto, desmaios e pacientes psiquiátricos. Os casos de trauma estão relacionados a colisões de veículos, queda da própria altura, casos de arma de fogo e arma branca, além de atuar na condução de transferências de pacientes entre hospitais de referência do Estado. A Base é denominada descentralizada porque é dependente da Base Central Macrorregional de Arapiraca, ou seja, a Central de Regulação das Ocorrências, por meio de chamados 192.
“Foram dias de muita conversa e alinhamento com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. Palmeira necessitava, há muito tempo, de uma UTI móvel. Assistimos municípios vizinhos e sempre precisávamos da ajuda da unidade de Arapiraca. Agora, com uma unidade própria, o socorro será imediato. Salvar vidas é uma missão nobre e séria e a população é quem ganha”, frisou o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias
Emendas parlamentares entram no foco do MP em debate nacional sobre controle de recursos públicos
Confira o funcionamento dos serviços da Saúde de Maceió no feriado de Tiradentes
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados por turistas estrangeiros no Brasil
Confira o horário de funcionamento dos mercados e feiras para o feriado de Tiradentes
Rafael Brito é reconhecido como maior defensor da educação pública de Alagoas
Deputado Fabio Costa entrega equipamentos ao Hospital Universitário em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
