Geral

Moradoras relatam falta de drenagem e tem casa inundada durante o período chuvoso

O caso foi registrado Rua Expedicionário José Viana Silva, no bairro Juca Sampaio

Por 7 Segundos 08/11/2022 10h10 - Atualizado em 09/11/2022 12h12
Moradoras relatam falta de drenagem e tem casa inundada durante o período chuvoso
Casa inundada em Palmeira - Foto: Weverton Bruno/7Segundos

Duas moradoras da Rua Expedicionário José Viana Silva, no bairro Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios procuraram o Portal 7 Segundos para relatar que vem sofrendo há anos devido a uma falta de drenagem e toda vez que chove a água invade a residência das mesmas.

Ana Cristina e sua mãe Maria Tereza de 67 anos relataram que toda vez que chove a água invade a casa, perdendo móveis e causando transtornos. Desde sexta-feira chove na cidade. Elas já perderam o guarda-roupa e os móveis da casa seguem empilhados.

Ana Cristina relatou que já cobrou a Defesa Civil e da prefeitura mas até o momento o problema não foi solucionado.

“A gente tá passando por essa situação há anos. Toda vez que chove a gente sempre sofre com isso sempre entra água, lama, caramujo, lodo.Na sexta quando choveu e começou a entrar água eu fiquei parada, sem reação.” Eu quero procurar uma solução para minha casa e da minha mãe para ver se melhora”, disse.

A residência fica na parte baixa e quando a água acumula, ao invés de descer, não tem para onde escorrer e acaba escorrendo para a casa dela. Devido a isso as duas perdem noites de sono preocupadas movimentando os móveis.

Maria Tereza já levou diversas quedas e diz que a situação é terrível dentro de casa.

Para tentar melhorar a situação, foi feito um muro na porta da casa para bloquear a entrada de água mas mesmo assim continua entrando água na residência. Elas pedem uma solução para os órgãos competentes.

O portal  7 Segundos entrou em contato com o Secretário de Infraestrutura que deu o seguinte posicionamento:

"Os  projetos são desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural mas que eu saiba como Secretário de Infraestrutura é que não tem ainda projeto em andamento.Mas a gente pode sim desenvolver um projeto. 
Inicialmente tem que ter a questão da manutenção e limpeza para minimizar os efeitos,através da Secretaria de Convívio Urbano e Serviços Públicos. A gente mediante uma ampliação entra com a Secretaria de Infraestrutura ou até mesmo um novo projeto,uma mofificação da drenagem atual porque é visível que a drenagem não está funcionando.
Mas o grande problema desse caso é  notório que as residências estão abaixo da linha de drenagem da pavimentação existente", destacou.