Saúde

Programa Pet Amigo apresenta pioneirismo em comunidades originárias durante Fórum de Saúde em SP

Evento foi promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e reuniu representantes de todos os Estados

Por 7Segundos 14/11/2022 17h05 - Atualizado em 15/11/2022 11h11
Programa Pet Amigo  apresenta pioneirismo  em comunidades originárias durante Fórum de Saúde em SP
Paulo Wianes fala sobre experiência inédita em Palmeira dos Índios - Foto: Cortesia

O coordenador do Pet Amigo de Palmeira dos Índios, Paulo Wianes, apresentou a experiência inédita de levar o programa para comunidades originárias no município durante o Fórum Nacional de Saúde, ocorrido em São Paulo, na semana passada.

O evento foi promovido pelo Conselho Federais de Medicina Veterinária e reuniu representantes dos conselhos regionais de todos os estados. O encontro teve como principal discussão a saúde única, termo que reúne a saúde humana, ambiental e animal, de forma integrada.

Em sua fala, Paulo Wianes - que é representante da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas - mostrou como foi levar o Pet Amigo para as aldeias Mata da Cafurna e Coité, em Palmeira dos Índios.

“Nós levamos nossa experiência vanguardista para as duas aldeias. Foi um trabalho inédito, porque até então todas as aldeias indígenas do país são desassistidas pelos municípios e aqui a gente iniciou um trabalho que pode se transformar em uma polícia pública que pode ser adotada por outros estados”, declarou Wianes.