Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência será realizada em Palmeira
Ação contará com palestras, rodas de conversa e panfletagem
A gravidez na adolescência é o tema de um conjunto de ações que serão realizadas de 9 a 15 de fevereiro em Palmeira dos Índios. Essa semana de prevenção foi instituída pela Lei nº 13.798/2019 com o objetivo de disseminar as informações através da educação para que os números sejam diminuídos em relação à incidência de gravidez na adolescência.
Os últimos dados do Ministério da Saúde sobre o tema revelam que, em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. A legislação que incluiu a determinação da campanha anual no Estatuto da Criança e do Adolescente está em vigor desde 2019.
Segundo Flávia Tavares, secretária de Assistência Social de Palmeira dos Índios, a prevenção à gravidez na adolescência passa por várias politicas publicas e é preciso dar respostas positivas. “É preciso mobilizar todos os segmentos. E no caso de meninas e mulheres a gente sabe que tudo tem uma fase, o corpo tem uma fase, ele tem um tempo de se desenvolver e isso é a gente sabe que quanto mais cedo a gravidez, mais prejuízos e consequências acarretam no desenvolvimento físico moral e psíquico dessas meninas. Então precisamos agir precisamos fazer a nossa parte e dar nossa contribuição nesse sentido,” explicou.
Confira a programação da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência