Prefeitura de Palmeira realiza homenagem póstuma para lembrar os 70 anos de morte de Graciliano Ramos nesta segunda (20)
Apresentações culturais e visitas ao Museu foram estavam na programação
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Gerência dos Museus Municipais, realiza nesta segunda-feira (20), uma programação póstuma para lembrar os 70 anos de morte de Graciliano Ramos, um dos maiores escritores do mundo. Ele nasceu em Quebrangulo, interior de Alagoas, no dia 27 de outubro de 1892, foi eleito prefeito de Palmeira em 1927 e faleceu no no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1953, ao 60 anos, vítima de câncer no pulmão.
As homenagens acontecem das 9h às 10h e de 10h às 11h, com visitas guiadas às obras da Casa Museu para escolas pública municipais e a sociedade em geral. Às 14h, na sede da Secult, o professor e encenador Robson Silva ministrará uma oficina, com quatro horas de duração, sobre a Representação do Indígena na Obra Caetés de Graciliano Ramos. Das 19h às 22h, também na Secult, acontecerá o Sarau no Quintal do Graça, com apresentações culturais e palco aberto para os artistas locais e a comunidade.
Enquanto isso, a prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trabalham em conjunto para reinaugurar a Casa em alguma semanas. Com recursos próprios, a prefeitura fez um aporte financeiro para que a obra tivesse continuidade. O Museu, inaugurado no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional.
Foi lá que o Mestre Graça passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés. “Preparamos esta homenagem para lembrar os 70 anos de morte de Graciliano Ramos e estamos revitalizando a sua Casa, colocando a museografia, o projeto infográfico e a tecnologia que equiparam o Museu no mesmo nível que outros do país. Em parceria com o Iphan, estamos tocando a obra e, em breve, ela será entregue à população de Palmeira e visitantes de todo o mundo”, disse o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
