Cães recebem coleiras com inseticida para prevenir a leishmaniose em Palmeira dos Índios
O município foi o primeiro do estado de Alagoas a receber o treinamento

Mais um dia marcante para a Saúde Pública de Palmeira dos Índios, principalmente a saúde humana e ambiental. Nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará recebendo as primeiras coleiras que previnem a leishmaniose. O município foi o primeiro do estado de Alagoas a receber o treinamento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), e é uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde.
O objetivo é encoleirar, aproximadamente, 1.200 cães que ainda serão testados para leishmaniose visceral canina, através de coleta de sangue e exames. Na visita, o animal receberá a coleira repelente, e o tutor, as devidas orientações. As coleiras carregam 4% do inseticida deltametrina.
“A introdução destas coleiras é mais uma ferramenta que teremos para controlar os casos, que acometem caninos e humanos. O nosso foco principal é minimizar a incidência, pois sabemos que é uma doença que, se não for logo diagnosticada, pode ser fatal. Os cães são reservatórios e, por isso, a introdução das coleiras se dá justamente neles, para que possamos evitar que o mosquito transmita para o homem”, explicou o coordenador do Setor de Zoonoses da SMS Paulo Wianês.
Últimas notícias

FPI denuncia: falta de terra leva quilombolas a plantar em lixão no Sertão

”Vamos garantir que nossos jovens tenham acesso a uma formação de qualidade”, diz Daniel Barbosa

Corpo de Bombeiros recebe visita de 600 crianças em comemoração ao Dia do Soldado

Estacionamento com placas solares vai reduzir gasto com energia elétrica no IFAL de Arapiraca

PM/AL apreende armas, drogas e recupera celular em Arapiraca neste fim de semana

Prefeitura e Governo do Estado inauguram obras em Traipu nesta terça (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
