Utilidade Pública

25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta (12) em Palmeira

A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Por Assessoria 12/04/2023 08h08 - Atualizado em 12/04/2023 08h08
25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta (12) em Palmeira
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza - Foto: Assessoria

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na quarta-feira (12), em Palmeira dos Índios. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Este ano, a Campanha será realizada em etapa única pra os grupos prioritários. A Campanha encerrará dia 31 de maio.

A vacina influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.

As precauções são para aqueles que se encontram com doenças febris e casos suspeitos para a Covid-19:

Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;Caso suspeito ou confirmado de COVID-19: Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e para pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes.

Confira os grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, crianças de 06 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes jovens e medida socioeducativa.