Palmeira realiza campanha para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O intuito é proporcionar reflexões sobre o assunto
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social elaborou uma programação especial para o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O intuito é proporcionar reflexões sobre o assunto, bem como a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes.
A programação começou nesta terça-feira (2), se estenderá até o dia 31 de maio e contará com atividades realizadas pelos profissionais dos serviços e programas da Assistência e outras secretarias envolvidas, que levarão diversas informações de como denunciar o crime até os sinais físicos e psicológicos apresentados pela vítima. A intenção também é levar a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso coletivo, de cuidar, para que as crianças e adolescentes tenham uma vida plena, com direito ao desenvolvimento saudável, sem violência e ruptura de vínculo.
A ação faz parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Os serviços de proteção à criança e ao adolescente no município continuam funcionando, seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Saúde”, disse a Secretária de Assistência Social Flávia Tavares.
A unidade de referência de atendimento a esse público é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona das 8h às 17h, localizado na Rua Piauí, 35 – Jardim Brasil. O telefone para contato é: 996037998. Também é importante lembrar que o serviço conta com o apoio do Conselho Tutelar: 981197929.
Confira o cronograma com as atividades a serem realizadas:
02/05– Divulgação na rádio VIVA FM, com o objetivo de Informar e convocar a sociedade a participar da campanha – 9 horas.Responsável: Secretária Municipal de Assistência e Presidenta do CMDCA.
02/05 – Construção do Fluxograma de Atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – Auditório da Semede – 9hResponsável: Rede Internacional.
02/05- Oficina lúdica com as crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento.Responsável: Serviço de Acolhimento.
02/05 – Palestra socioeducativa – Maio Laranja (Conscientização e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente) – Colégio Diocesano Sagrada Família – 9h.Responsável: Técnicas da SEMAIDS
03/05 – Exposição temática – Maio Laranja (Conscientização e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente) – 9h cozinha comunitária.Responsável: Técnicas da SEMAIDS
03/05/2023 – Tarde: Plantação de girassóis na praça com o NUCA da Escola Gerson Jatobá;Responsável: NUCA
04/05/2023 – Manhã e tarde: Plantação de girassóis nas creches: Marcela Sonnemans, Maria do Carmo, Irene Cavalcante e Benedito José soares.Responsável: SEMEDE
03/05 – Ação: Panfletagem nos principais pontos urbano.Responsável: SEMAIDS e apoio do Conselho Tutelar e CMDCA.04/05 – Projeto de intervenção: “Ainda é cedo para ser tarde” – Escola Marinete Neves.Responsável: Poliana Silva Estagiária do CREAS, com supervisão da assistente social Sayonara Caribé.
04/05 – Roda de conversa no grupo de PAIF: Maio Laranja- Vila da esperança.Responsável: CRAS
09/05 – Exposição temática – Maio Laranja (Conscientização e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente) – Colégio Cristo Redentor – 9h.Responsáveis: Técnicas da SEMAIDS
09/05 – Palestra para as cuidadoras, vigias e motoristas do Serviço de Acolhimento sobre a “Campanha 18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes – 9h.Responsável: Serviço de Acolhimento
09/05 – Roda de Conversa no CEI Maria do Carmo Sampaio Caparica.Responsável: CRAS
09/05 – Capacitação: Defesa dos Direitos das crianças e adolescentes, para as Equipes do SCFV e Programa Criança Feliz. Responsável: CREAS
10/05 – Projeto de intervenção: “Ainda é cedo para ser tarde” – Debate com os alunos da escola Marinete Neves.Responsável: Poliana Silva Estagiária do CREAS, com supervisão da assistente social Sayonara Caribé.
16/05 – Preleção socioeducativa – Maio Laranja (Conscientização e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente) – Colégio Santo Agostinho – 9h e às 16h.Responsável: Técnicas da SEMAIDS.
16/05 – Roda conversa com as famílias das crianças e adolescentes acolhidos sobre a “Campanha 18 de maio – 9h.Responsável: Serviço de Acolhimento
17/05 – Palestra na Escola Estadual Humberto Mendes – 9h.Responsável: Secretária Executiva da Mulher, cidadania e Direitos Humanos.
17/05 – Cadúnico sala de espera – Maio Laranja (Conscientização e Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente) – 8hResponsável: Maria José e Aline Canuto – SEMAIDS
17/05/2023 – Manhã: “Cinema da Proteção” com a Psicóloga Tereza Tenório na Escola Antônio Barbosa leite.Responsável: Tereza Tenório (SEMEDE).
17/05/2023 – Tarde: “Cinema da Proteção” com a psicóloga Tereza Tenório na Escola Mary Sampaio Caparica.Responsável: Tereza Tenório (SEMEDE).
18/05 – Plantação de Gérberas pelas Crianças do SCFV em Praça – 9h.Responsáveis: SEMAIDS
18/05 – I Encontro Intersetorial de enfrentamento a violência sexual contra crianças e Adolescentes.Responsáveis: SEMAIDS, SEMEDE e SMS.
18/05 – Participação na Rádio VIVA FM.Responsável: CREAS e Conselho Tutelar.
18/05 Panfletagem nos principais pontos urbanos.Responsável: SEMAIDS
23/05 – Partilha de informações (Orientar e Sensibilizar – Maio Laranja (Conscientização e prevenção ao abuso e exploração sexual da criança e adolescente) – Colégio Paulo Freire – 9h e às 10h no CESPI).Responsáveis: Aline Canuto e Maria José (SEMAIDS)
23/05 – Apresentação e discussão sobre o vídeo ilustrativo “Prevenção à violência sexual (Fonte: Visão Mundial)” que trata sobre a campanha 18 de maio, com as crianças e adolescentes do Serviço.Responsáveis: Equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
23/05 – Palestra Maio Laranja – CREDEFIPI. 9hResponsável: CREAS
24/05 – Palestra Maio Laranja – Escola Graciliano Ramos – 8h.Responsável: Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.
24/05 – Roda de Conversa Maio Laranja no grupo PAIF – CASA VIVA.Responsável: CRAS
30/05 – Roda de Conversa e ilustração do “Semáforo do Toque com as crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento”.Responsável: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.
31/05- Palestra Maio Laranja – Casa de Passagem – 9h.Responsáveis: Casa de Passagem.