Palmeira dos Índios entrega 80 coleiras para prevenir Leishmaniose em cães
Ação aconteceu na Vila João XXIII
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 80 coleiras de cães para a prevenção da doença infecciosa leishmaniose. A ação aconteceu nesta quinta-feira (1).
A equipe de saúde esteve presente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila João XXIII e fez a entrega pessoalmente nas casas dos moradores do bairro que são tutores de cachorros.
O coordenador do programa Pet Amigo, Paulo Wianês, disse que essa ação é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado e o município de Palmeira. O intuito é frear a disseminação da doença que atinge tanto os cães como os humanos.
A enfermeira de Palmeira, Irami Cavalcante, falou da importância dos cães usarem a coleira. “Já houve vários casos na nossa área. E sabemos da relevância dessa prevenção. Nós esperamos que com esse trabalho se reduza o numero de casos aqui em Palmeira e melhore a qualidade de vida dos animais.”, afirmou.
Enfermeira Irmai e coordenador Paulo na sede da UBS. Imagem: Weverton Bruno/7Segundos
Outras localidades do município receberão as coleiras, segundo o coordenador já tem um cronograma para ir até São Cristóvão, Vila Maria, Vila das Irmãs em Palmeira de Fora, o Conjunto Cicero Valentin e na zona rural.
Paulo Wianês completou dizendo que cuidar da saúde dos animais é cuidar da saúde pública. “Saúde única, animal, humana e ambiental.”, afirmou o coordenador.