Romaria de Frei Damião movimenta economia em Canafístula

O Distrito de Canafístula de Frei Damião, em Palmeira dos Índios, está em festa. Desde a sexta-feira (2) devotos de todas as partes de Alagoas e do Nordeste visitam a comunidade para a Romaria de Frei Damião, as Santas Missões, que acontece anualmente nesta epoca do ano. Além da programação religiosa, que se encerra neste domingo (4), o comércio de artesanato, que envolve a venda de produtos relacionados ao Frei, também comemora.
A comerciante e psicóloga Janine Tenório comercializa produtos religiosos. Até o ano passado, ela negociava nas bancas que ficam espalhadas pelo Distrito, principalmente no entorno da igreja do Rosário, onde acontecem as festividades. “Este ano, decidimos inovar. Eu e o meu noivo montamos esta loja e tamanha foi a minha surpresa quando descobri que neste local morava a dona Lia Correia, que foi cuidadora do Frei Damião. Nos fundos da loja tem um quartinho onde ele descansava. Isso me causou muita emoção, pois o meu pai era devoto do Frei . Quando eu tinha doze anos, assisti a uma missa celebrada por Frei Damião, em Canapi, e tive a honra de chegar perto dele e receber sua bênção”, contou.
Janine destacou que nesta época toda a comunidade se prepara para um aumento no volume nas venda dos produtos referentes ao Frei. “A comunidade espera por estas datas, porque nos outros dias a vendagem é lenta. Toda a comunidade se organizou para lucrar nestas festas do Frei, que acontecem em junho e novembro, seja em artesanato ou alimentação. Agora, com o Santuário dedicado ao Frei, tudo ficou mais bonito e atrativo. E já começamos a vender bem”, disse Janine Tenório.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou a importância das festividades de Frei Damião para o município. “O turismo religioso é um dos que mais crescem em todo o mundo. E em Palmeira dos Índios não é diferente. Temos os santuários do Cristo Redentor e de Nossa Senhora do Amparo, na Serra do Goiti, e o de Frei Damião, em Canafístula. Com a demanda do turismo nestes lugares, a economia cresce e, também, a geração de emprego e renda. E é isso que está acontecendo agora, com o aquecimento na venda de artigos religiosos nas festividades de Frei Damião”, explicou Cléa Carvalho.
Ao final da Romaria, Canafistula terá recebido cerca de 20 mil visitantes, que contribuirão para o fomento da economia local. “Esta é uma estimativa anual para estas festas. Canafistula está linda, iluminada e conta, este ano, com o Santuário Frei Damião. Isso aumenta o atrativo turístico, religioso e, claro, o fomento à economia local. As Santas Missões terminam neste domingo, mas ainda dá tempo de visitar a nossa Canafistula de Frei Damião, participar do evento e conhecer o artesanato religioso do local”, convidou o prefeito Júlio Cezar.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO (4)
9h- Santa Missa15h – Santa Missa Solene17- Show com Padre João Carlos
Últimas notícias

Celso Portiolli se emociona sobre Troféu Imprensa: “Nunca imaginei”

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

Homem abre fogo após encontrar jovem pelado no quarto da filha de 13 anos

Médicos atendem 795 pessoas durante show de Lady Gaga, no Rio

Tentativa de homicídio é registrada em Messias; autor é preso após confessar o crime

Fã alagoano que levou ‘bolo’ de Gaga em 2017 vai a Copacabana com pulseira do Rock in Rio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
