Cidades

Conheça a história e atuação do time de futebol ASA Palmeirense

Com pouco mais de 2 anos de criação, time tem o objetivo de formar novos talentos

Por 7Segundos 26/06/2023 16h04 - Atualizado em 26/06/2023 16h04
Conheça a história e atuação do time de futebol ASA Palmeirense
Jogadores do ASA Palmeirense participam de treino físico. - Foto: Weverton Bruno/ 7Segundos

O ASA Palmeirense foi criado em dezembro de 2020 e o projeto do time tem como objetivo formar novos jogadores de futebol. O ASA Palmeirense foi federalizado em agosto de 2021 e já participou do campeonato alagoano sub 20 na temporada 2021/2022.

Atualmente, o time está competindo a 6° Copa R.A Futebol de Base. Além desse campeonato, o ASA Palmeirense irá estrear no campeonato sub-18 também da Copa R.A Futebol de Base.

E apesar do nome ASA, o time não é interligado ao ASA de Arapiraca e leva este nome como forma de homenagear o time arapiraquense. O diretor do time natural da cidade de Palmeira dos Índios, Milson Albuquerque, explicou a escolha do nome palmeirense para o time. “Nós somos de Palmeira, comissão técnica é toda de Palmeira, 85% dos atletas são palmeirenses, então nós somos daqui e vamos representar Palmeira.”, contou Milson.

Jean Carlos, é preparador físico do time e coordenador do projeto, realiza trabalho social há 12 anos e desde 2020 forma atletas para integrar o time e participar de campeonatos alagoanos. Ele também foi jogador profissional e tem muita experiência para passar para os novos atletas. “Atuei em algumas equipes e hoje estou na parte do comando técnico e tenho a oportunidade de contribuir dentro de campo.”, disse Jean Carlos.

Em fevereiro deste ano, foram realizadas algumas avaliações para contratar novos talentos. Arthur Santos, é zagueiro e tem apenas 18 anos. Ele foi descoberto pelo ASA Palmeirense enquanto joga o campeonato estadual de Sergipe. “O esporte mudou a minha vida. Eu tive um início frustrante, mas também marcante na minha vida e hoje a gente pode desfrutar de tudo isso.”, contou o zagueiro.

Zagueiro do ASA Palmeirense, Arthur Santo. Foto:Weverton Bruno/7Segundos


Arthur ainda contou que a expectativa é trazer o troféu alagoano para Palmeira. “A saudade da família é grande, mas eles sabem que eu jogo por eles.”, disse Arthur.

E para que os atletas estejam preparados para os campeonatos, o time conta com o preparador físico Carlos Henrique. “Geralmente no início de temporada fazemos o mesociclo, onde a gente vai avaliar várias valências físicas, vê se os atletas estão bem condicionados para daí a gente começar a fazer os testes físicos de força, velocidade resistência aeróbica. Depois disso, nós tiramos todo aproveito para deixa-los preparados e aptos para jogar uma partida de 90 minutos”, explicou Carlos Henrique.

Milson Albuquerque, diretor e Jean Carlos, preparador físico do ASA Palmeirense


Rosivaldo Oliveira faz parte da comissão do conselho deliberativo e trabalha para que os jovens atletas atinjam o sucesso desejado. “Eu vejo essa garotada com um futuro brilhante. Eu tenho muita esperança que alguns jogadores vão ser revelados durante o campeonato alagoano sub 20 e vão realizar seus sonhos.”

Rosivaldo Oliveira. Foto: Weverton Bruno/7Segundos

Atualmente, o time se sustenta com ajuda financeira de pequenos empresário da cidade de Palmeira dos Índios, além de amigos da comissão técnica e direção. O Rosivaldo Oliveira, além de conselheiro é empresário e patrocina o time, mas contou que a ajuda que recebe ainda não é suficiente. “Peço ajuda, nós temos 12 garotos alojados em uma casa aqui em Palmeira, que precisa de alimentação. Não temos ajuda dos órgãos públicos nenhum nem estadual nem municipal.”, lamentou Rosivaldo, que complementou “Meu sonho é ver o Asa longe, voando alto”.