Educação

Merenda de qualidade: Seduc debate práticas em manipulação de alimentos

Capacitação vai contemplar todas as regionais de ensino, até o dia 03 julho; cerca de 1,5 mil profissionais devem participar

Por Agência Alagoas 26/06/2023 17h05
Merenda de qualidade: Seduc debate práticas em manipulação de alimentos
Curso reúne profissionais que atuam no preparo da merenda escolar - Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, até a próxima segunda-feira (03), um processo de capacitação sobre a manipulação segura de alimentos para os profissionais que atuam no preparo da merenda escolar na rede estadual de ensino. O curso, cujo foco é a qualidade das refeições servidas aos estudantes, acontece em todo o estado e deve abranger cerca de 1.500 pessoas. Todos os participantes receberão certificados.

Semana passada, as escolas estaduais da capital estiveram representadas em encontro realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro de Jaraguá. Atuando há cinco anos na Escola Estadual Guilhermino de Oliveira, localizada na Gruta de Lourdes, Valclécio de Lima foi um dos participantes da formação que aconteceu em Maceió.

“É muito importante participarmos de encontros como este. Servir a merenda requer muitos cuidados, e eles vão muito além do preparo. No meu dia a dia, por exemplo, precisamos ter a atenção redobrada com alimentos quentes, que vão do transporte à maneira de servi-los para os nossos alunos”, comentou o servidor.

Estela Cavalcanti, que é nutricionista da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), reforçou a importância da capacitação. “Um dos diferenciais da formação foi trazer, também, um olhar especial sobre os cuidados com a segurança do trabalho no preparo da merenda. São medidas essenciais para se evitar acidentes”, atestou.

Superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, Raquel Vasconcelos destacou o alcance da iniciativa que busca, principalmente, prevenir doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

“Iniciamos os encontros no último dia 19 e, até o próximo dia 03, teremos percorrido o estado inteiro, contemplando, assim, todas as Gerências Especiais de Educação. E nossos encontros não se resumem aos cuidados com o alimento em si, pois, além das questões relativas à segurança do trabalho, eles também ofertam capacitação em noções básicas de primeiros socorros”, explicou a superintendente.


Cronograma


Nesta segunda-feira (26), a formação aconteceu na Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes e contou com a participação de profissionais que atuam nas unidades da 11ª GEE. Nesta terça-feira (27), será a vez de União dos Palmares, na sede da 7ª GEE.

Na quarta (28), a formação irá até Viçosa e Rio Largo, com os encontros acontecendo, respectivamente, nas escolas estaduais Joaquim Diégues e Santos Dumont.

Na sexta-feira (30), a Escola Estadual Lucilo José Ribeiro, em São José da Tapera, vai sediar a formação da 8ª GEE, com o ciclo de encontros findando em Penedo, na sede da 9ª GEE, no próximo dia 03.