Alagoas

Primeira etapa da Vacinação contra aftosa atinge cobertura de 97%

Campanha começou no mês de maio com a meta de vacinar 100% do rebanho formado por 1,3 milhão de animais

Por Agência Brasil 03/07/2023 14h02
Primeira etapa da Vacinação contra aftosa atinge cobertura de 97%
Rebanho alagoano é formado por 1,3 milhão de animais, bovinos e bubalinos - Foto: Reprodução/Assessoria

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2023 obteve um índice de cobertura vacinal de 97% do rebanho alagoano.

A campanha foi realizada durante todo o mês de maio com a meta de vacinar 100% do rebanho formado por 1,3 milhão de animais, bovinos e bubalinos de todas as idades. O prazo para a declaração da vacinação foi encerrado no último dia 30 de junho, após ter sido prorrogado por mais 15 dias em função de problemas técnicos de sistema.

“Mais uma vez o criador alagoano fez a parte dele, vacinando e declarando na Adeal. Graças ao empenho do produtor rural e dos nossos servidores conseguimos obter outra etapa de sucesso com uma das melhores coberturas vacinais do Nordeste”, declarou o presidente da Adeal, Otávio Tavares, lembrando que, atualmente, Alagoas detém o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação.

A segunda etapa da campanha está prevista para ser realizada no mês de novembro, seguindo o calendário regular de vacinação determinado pelo Ministério da Agricultura. Nela, serão vacinados apenas bovinos e bubalinos com até dois anos de vida.

Anteriores

A Adeal informa que nas etapas realizadas nos meses de maio e novembro do ano passado, a cobertura vacinal também foi superior a 97% do rebanho.