Rota indígena é um dos atrativos turísticos de Palmeira dos Índios
É mais uma dica para quem vem visitar a cidade durante o Festival de Inverno (FIPI) em agosto ou outras épocas do ano
Na série de vídeos Conheça Palmeira dos Índios, produzida pela equipe de Comunicação da prefeitura, nesta quinta-feira (27) foi a vez de mostrar e contar um pouco da história dos indígenas Xucuru-Kariri e a rota turística que levará os visitantes a uma imersão nesta cultura e tradições. É mais uma dica para quem vem visitar a cidade durante o Festival de Inverno (FIPI) em agosto ou outras épocas do ano.
No município, os indígenas vivem aldeados com as famílias, liderados pelos caciques e pajés. No total, são 9 aldeias. Eles sobrevivem, basicamente, da agricultura, pesca, caça e do artesanato. As crianças e jovens estudam nas aldeias, ou regiões próximas a elas, e também aprendem o legado deixado pelos mais velhos e os ancestrais.
Na Mata da Cafurna, por exemplo, onde o vídeo foi gravado, os turistas podem conhecer a rica cultura, com direito a pinturas corporais, caminhada pela trilha na mata, um passeio de 60 minutos, para conhecer e sentir o ar puro nos 117 hectares que guardam e preservam a história do povo Xukuru-Kariri.
Neste passeio, o turista ainda pode vivenciar alguns rituais indígenas, como o banho de ervas, o rapé, o banho de argila e o toré. Tudo isso pode ser feito em um dia, ou com duração de dois dias, caso o grupo queira pernoitar na aldeia. Existem as opções de camping ou hotel na cidade.
Nestas aldeias também são realizados os tradicionais jogos indígenas. “O município de Palmeira tem muitas riquezas culturais, com turismo de aventura e religioso. Quando você vier ao Festival de Inverno, em agosto, venha conhecer também as nossas belezas naturais, ou mesmo em outras épocas do ano. Vale a pena, porque Palmeira é bom demais”, convidou o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias
Árvore cai após chuvas e ventania e exige atenção de motoristas em Craíbas
Ventos fortes e chuvas causam danos a residências em AL; telhado é arrancado em Joaquim Gomes
Cabo de alta tensão se rompe após chuvas e oferece risco em Arapiraca
Marinha mantém guarda e estuda retirada de hélice de navio localizada no mar de Maragogi
Registro impactante mostra raio durante período de chuva intensa em Arapiraca
Vento forte provoca tumulto e destrói estruturas de feira no povoado Cangandu
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
