Estudantes do Ifal participam da Campus Party, em São Paulo
Eles estão participando e acompanhando as atividades do evento que é de grande relevância no campo da tecnologia
A próxima semana vai ser muito proveitosa academicamente para estudantes dos campi Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Eles irão participar e acompanhar as atividades da Campus Party, em São Paulo, no período de 25 a 30 de julho, um evento de grande relevância no campo da tecnologia. No local, eles vão ter acesso a novidades e tendências tecnológicas, interação com profissionais da área, além de desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Os alunos indicados foram Jousiclecia Almeida (Arapiraca), Antônio Gabriel (Palmeira dos Índios) e Evellyn Maria (Santana do Ipanema). A caravana que parte do Ifal para a Campus Party em 24 de julho reúne os três estudantes, que possuem deficiência visual, três acompanhantes especializados do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e três coordenadores dos Espaços 4.0. O projeto Espaço 4.0 é fruto de uma parceria firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por meio da Secretaria Nacional de Juventude. Seu objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas, visando aumentar suas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.
Os alunos foram selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) para representar o Ifal no evento devido ao destaque acadêmico conquistado no instituto. “Eles vão acompanhados de um servidor do Napne, uma pessoa próxima a eles, que conhece as suas necessidades específicas (como audiodescrição, acompanhamento especializado) e os coordenadores vão auxiliar na parte técnica, no aproveitamento das oficinas e minicursos que eles irão participar no evento”, detalhou a professora Renata, coordenadora do Espaço 4.0 em Arapiraca.
O objetivo é ter contato com as novas tecnologias, estimular a inclusão e acessibilidade dos estudantes, explicou a docente. “Eles são muito gratos ao Ifal por toda a atenção e evolução acadêmica e profissional, pelo instituto proporcionar a participação em um evento tão importante como esse para toda a América Latina. É uma oportunidade única de crescimento, tanto pessoal como profissional, lá eles vão poder vivenciar na prática o que aprendem na formação, trocar experiências com outras pessoas e se envolver com tecnologia, o que tem mais de novo, o que pode motivá-los a seguir na área, continuar estudando, e ver que não há barreiras para eles. O Ifal tem essa visão de incentivar e motivar outras instituições e pessoas em relação à inclusão e acessibilidade”, disse a docente Renata.
Evellyn Maria, uma das selecionadas, afirmou que está ansiosa para a Campus Party. “É uma experiência diferente de tudo que já vivi e agora o campus está me proporcionando essa oportunidade de sair de casa sem a minha família, de conhecer outras pessoas que têm a mesma deficiência que eu, então vai ser algo que vai agregar não somente na minha vida acadêmica, mas também no pessoal e profissional. Estou preparada para embarcar nessa aventura!”, disse.
Já Larissa Pimentel, que integra o Napne do Campus Santana do Ipanema, explicou que, para o campus, é motivo de alegria ter uma aluna participando do maior evento tecnológico do país. “Além de ser uma experiência única, acreditamos que será transformadora para a vida da discente”, completou.
Durante toda a semana, na página oficial do Ifal no Instagram, haverá conteúdos e postagens relacionados à viagem e experiência dos estudantes na Campus Party 2023. Acompanhe!
Confira abaixo os nomes dos representantes do Ifal na Comitiva para o evento.
Alunos selecionados:
Jousiclecia Almeida – Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Informática – Campus Arapiraca
Antônio Gabriel da Costa - Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Segurança do Trabalho – Campus Palmeira dos Índios
Evellyn Maria Araújo - Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Administração – Campus Santana do Ipanema
Acompanhantes dos alunos:
Manuela da Costa – Transcritora de Braile - Campus Palmeira dos Índios
Aline Maria da Silva – Assistente de aluno e coordenadora de apoio acadêmico - Campus Arapiraca
Lariça Pimentel – Pedagoga e professora auxiliar – Campus Santana do Ipanema
Coordenadores dos Espaços 4.0:
Renata Imaculada - Campus Arapiraca
Flávia Bartira – Campus São Miguel dos Campos
Cassiano Henrique – Campus Maragogi
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
