Saúde

Carreta Roda Hans atende Palmeira dos Índios e 8ª Região nesta quinta (3) e sexta (4)

Objetivo é diagnosticar, precocemente, os casos de hanseníase

Por Assessoria 02/08/2023 16h04
Carreta Roda Hans atende Palmeira dos Índios e 8ª Região nesta quinta (3) e sexta (4)
Carreta do projeto estará estacionada próximo ao Museu Graciliano Ramos - Foto: Reprodução/Assessoria

Nesta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), Palmeira dos Índios recebe o Roda-Hans: Carreta da Saúde Hanseníase, um projeto desenvolvido para promover saúde pública em diferentes lugares e contextos sociais, culturais e epidemiológicos da doença. O objetivo do Roda-Hans é diagnosticar, precocemente, os casos de hanseníase. A carreta é composta por cinco consultórios e um laboratório.

Além do atendimento especializado, o serviço se coloca como uma potente ferramenta de educação continuada, oportunizando que os profissionais executem treinamento de diagnóstico e manejo clínico da hanseníase, reforçando os conteúdos já apreendidos nas capacitações que vêm sendo realizadas pela área técnica nas regiões de Saúde.

Em Palmeira, a SMS acompanha 6 pacientes diagnosticados com a doença. A vinda do serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Vigilância em Saúde. Os agentes comunitários de saúde (ACS) farão uma busca ativa nos bairros para que casos suspeitos sejam encaminhados ao serviço. Quem tiver interesse de conhecer o serviço também poderá se dirigir ao local.

A carreta estará estacionada na Rua José Pinto de Barros, Centro, ao lado da Igreja Batista, das 8h30 às 16h30, e atenderá Palmeira dos Índios e residentes da 8ª Região da Saúde. Além dos atendimentos voltados para a detecção da hanseníase, serão ofertados serviços de atenção primária.