Cidades

Agosto Lilás 2023: Equatorial Alagoas promove ações alusivas ao mês de conscientização sobre a violência contra a mulher

Programação contou com instalação de displays informativos em agências e campanha realizada nas redes sociais

Por 7segundos 24/08/2023 07h07
Agosto Lilás 2023: Equatorial Alagoas promove ações alusivas ao mês de conscientização sobre a violência contra a mulher
As agências de atendimento ao cliente da Equatorial em Maceió e Arapiraca realizaram a implantação de displays informativos sobre a campanha com QR Code. - Foto: Reprodução

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Com o objetivo de contribuir para a causa e alertar as pessoas sobre a importância de discutir esse tema durante todo o ano, a Equatorial Alagoas promoveu uma série de ações alusivas à campanha para celebrar em 2023, os 17 anos da Lei Maria da Penha, a legislação de referência em todo o mundo no combate à violência doméstica.

A programação contou com instalação de displays informativos em agências, mensagens de conscientização por meio da atendente virtual Clara, ao final do atendimento no WhatsApp, mensagens na conta de energia, além da campanha realizada nas redes sociais.

Para a executiva de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da Equatorial, Isa Mendonça, é cada vez mais necessário e urgente o engajamento de toda a sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher, nos seus diversos tipos e formas.

“É fundamental que esse tema seja debatido e incentivada a denúncia. Já que em muitos casos, a vítima não sabe a quem recorrer e onde procurar ajuda. Nossa intenção é contribuir para disseminar que é importante rápido já nos primeiros casos de violência”, afirma.

Displays em agências

As agências de atendimento ao cliente da Equatorial em Maceió e Arapiraca realizaram a implantação de displays informativos sobre a campanha com QR Code, direcionando o cliente para o site do Instituto Maria da Penha.

Mensagem no WhatsApp

Durante atendimento por WhatsApp com assistente virtual da Equatorial Clara, o cliente recebe quando finalizado o atendimento, uma mensagem alusiva à campanha.

Mensagem na conta de luz

Em sua fatura da conta de luz, o cliente pode ver uma mensagem com a seguinte informação: “Agosto Lilás: caluniar, difamar e causar exposição à mulher para constrangê-la são violência moral.”

Esta mensagem está alinhada com o mote da campanha do Agosto Lilás deste na do Ministério Público Federal em Alagoas, que é violência moral contra mulheres.

Campanha nas redes sociais

Nas redes sociais, o reforço da campanha foi com utilização de cards informativos e instruções sobre “como identificar que uma mulher é vítima de violência?”, “como conversar com a vítima?” e “onde procurar ajuda em Alagoas?”.

ODS – A campanha Agosto Lilás da Equatorial está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são uma coleção de 17 metas globais que visam guiar a humanidade até 2030, em especial ao ODS de número 4 (Educação de Qualidade), número 5 (Igualdade de Gênero) e número 10 (Redução das Desigualdades).

Lei Maria da Penha

Sobre a Lei Maria da Penha - A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de Lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Entre outros aspectos, a lei tipificou a violência doméstica como uma das formas de violação aos direitos humanos e determinou que os crimes relacionados passassem a ser julgados em varas especializadas, com competências criminal e cível.