Brasil

Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo

Enquanto 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, cada brasileiro desperdiça cerca de 60 kg de alimentos por ano

Por 7Segundos com Metrópoles 02/10/2023 09h09
Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo
Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo - Foto: Reprodução

Embora seja um dos principais produtores de grãos, carnes, aves e laticínios do mundo, o Brasil também registra um dos maiores índices de desperdício de alimentos em todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o país ocupa a 10ª posição no ranking dos que mais desperdiçam comida. Todo ano, cada brasileiro desperdiça, em média, 60 quilos de alimentos ainda em boas condições para consumo.

O estudo “O Alimento que Jogamos Fora”, realizado pela empresa de pesquisa digital MindMiners, em parceria com a Nestlé, com base em dados colhidos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta onde o desperdício se concentra.

Ou seja: por incrível que pareça, a maior parte do desperdício ocorre antes de o alimento chegar à mesa do consumidor – o oposto do que prega o senso comum.

Segundo um documento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o país perde, anualmente, R$ 1,3 bilhão apenas em frutas, legumes e verduras. Contudo, 75% das pessoas acreditam que o maior causador do desperdício de alimentos é a população. Para donos ou funcionários de empresas do setor de alimentos, a percepção equivocada é a mesma: 66% culpam os cidadãos.

Para Gustavo Chianca, representante adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, a redução das perdas e dos desperdícios é um tema que deve estar presente na agenda governamental de todos os países.

“As chaves estão na tomada de decisões baseadas em informações e dados de qualidade, nas alianças entre os atores do sistema alimentar, na aplicação de programas que promovam o consumo local, que apoiem os pequenos agricultores, e sensibilizem os consumidores para adquirirem hábitos e práticas mais sustentáveis”, afirma Chianca.

Milhares passam fome

A balança é bastante desequilibrada: enquanto a média mostra que cada brasileiro desperdiça cerca de 60 quilos de alimentos por ano, milhares de pessoas passam fome no país. Segundo um levantamento publicado pela ONU em julho deste ano, há 21 milhões de brasileiros que não têm o que comer todos os dias, e 70,3 milhões em insegurança alimentar. O relatório ainda contabiliza 10 milhões de pessoas desnutridas no país.