Alagoas

Procon Alagoas divulga orientações e pesquisa de preços para o Dia das Crianças; confira

O objetivo do levantamento é orientar os consumidores na hora das compras dos itens infantis

Por 7Segundos com assessoria 02/10/2023 16h04
Procon Alagoas divulga orientações e pesquisa de preços para o Dia das Crianças; confira
O levantamento foi feito nos dias 25 e 26, em lojas do Centro e shoppings da capital - Foto: Ascom Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) divulgou nesta segunda-feira (2), pesquisa de preços visando o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. O intuito do levantamento – feito nos dias 25 e 26 – é orientar os pais dos pequenos na hora da aquisição dos itens infantis, além de dar dicas para uma compra mais consciente e segura.

O estudo foi realizado nas principais lojas do centro comercial e shoppings da capital e analisou o preço de artigos infantis, como bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos. O valor dos itens varia entre R$2,99 e R$499,99. 

Em alguns casos, também foram pesquisados aparelhos celulares e até produtos de maior valor, exigindo um pouco mais de atenção dos pais na hora das escolhas.Para o diretor presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, é essencial que o consumidor tenha acesso a essa pesquisa, pois ajuda a prevenir fraudes e orienta acerca de melhores preços. “Nosso principal objetivo é defender e proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse.

Ele ressalta que a pesquisa prévia por parte dos pais também é importante para evitar gastos desnecessários, assim como a exigência da nota fiscal para caso o produto apresente algum defeito, o consumidor tenha como reivindicar seus direitos. A forma de pagamento antes de efetuar a aquisição de um produto ou serviço também deve ser considerada. Em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento. “Caso opte pelo pagamento parcelado, fique atento aos juros do cartão”.

Outro aspecto que os consumidores devem ficar atentos é a faixa etária indicada dos brinquedos para evitar acidentes. As informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Política de troca de produtos

Compra física: nas compras realizadas presencialmente, os estabelecimentos só são obrigados a realizar a troca do produto se o item apresentar algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca.Compra online: o consumidor pode desistir em até 7 dias, a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto. Não é obrigatório justificar o motivo do arrependimento. Compras online, por telefone e em domicílio se encaixam nessa regra.

A pesquisa está disponível neste link.