Saúde

Maratona em saúde mobiliza profissionais para criação de ideias inovadoras para o SUS

Evento que antecede a maratona vai ofertar oficinas para sintonizar o público da saúde com propostas da aplicação tecnológica

Por 7Segundos com assessoria 18/10/2023 15h03
Maratona em saúde mobiliza profissionais para criação de ideias inovadoras para o SUS
Participantes irão discutir e validar os problemas e propor soluções para os desafios da saúde - Foto: Ascom Uncisal

Um espaço para pensar soluções inovadoras para a Saúde. Essa é a proposta da Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizada no Trapiche da Barra, em Maceió. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo formulário online bit.ly/maratona-saude-alagoas até o dia 25 de outubro.

Estudantes, residentes, professores e profissionais da saúde da Uncisal, Ufal, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) podem participar da atividade, que tem a proposta de realizar uma imersão e, por isso, a nomenclatura de “maratona”. “Os participantes irão discutir e validar os problemas, bem como a proposição de soluções inovadoras para os desafios da saúde de Alagoas”, explicou Edileuza Leão, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uncisal.

“A maratona consiste na oferta de oficinas para sintonizar o público da saúde com a proposta da inovação, para que eles consigam reconhecer no seu dia a dia problemas que a aplicação tecnológica pode contribuir”, explicou. A coordenadora do NIT da Uncisal informou que esses problemas serão selecionados para o evento Weekathon em Saúde de Alagoas, que acontecerá em novembro, a fim de desenvolver uma solução.

A Maratona vai contar com dois dias de programação. No dia 26/10, das 9h às 17h, acontece o momento de ideação, com palestras e dinâmicas sobre inovação para “sair da caixa”. No dia 27/10, das 9h às 14h, é a vez da oficina direcionada para apresentação dos problemas e possíveis soluções.

Weekathon


Em novembro acontece o I Weekathon em Saúde de Alagoas - uma semana destinada ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas baseadas nos problemas identificados na Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas. A Comissão Organizadora será a responsável por selecionar as ideias que irão participar do Weekathon.

“Adaptamos o Hackaton [uma maratona de programação na qual os profissionais se reúnem por horas, passam toda a noite trabalhando] para os profissionais da Saúde. Daí surgiu o Weekathon, que vai disseminar as atividades de imersão que geralmente acontecem durante um longo período sem interrupção para o intervalo de tempo de uma semana”, descreveu a coordenadora do NIT.

Os Interessados em participar do Weekathon podem se inscrever online bit.ly/week-saude-al até o dia 05 de novembro. O I Weekathon em Saúde de Alagoas acontece no Mega Auditório da Uncisal, nos dias 06, 08 e 11 de novembro. No primeiro dia, as atividades acontecem das 18h às 21h30 com a divisão dos grupos, e, no segundo dia, a oficina será também das 18h às 21h30. A imersão para desenvolvimento da solução encerra a programação no terceiro dia do evento, das 9h às 18h, no sábado (11), com a premiação das melhores soluções apresentadas.

A Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas e o I Weekathon em Saúde de Alagoas serão realizados pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Circuito Alagoano de Startups (CAS) e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA); e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).