Saúde

Mês de prevenção ao câncer de mama é reforçado com palestras e rodas de conversa em Palmeira

Em 2023 foram diagnosticados 73.610 novos casos da doença

Por 7Segundos com assessoria 20/10/2023 14h02 - Atualizado em 20/10/2023 14h02
Mês de prevenção ao câncer de mama é reforçado com palestras e rodas de conversa em Palmeira
Outubro Rosa - Foto: Ilustração

O mês de outubro é dedicado à prevenção e combate ao câncer de mama. O “mês rosa” é trabalhado em todo o mundo e em Palmeira dos Índios não tem sido diferente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Trabalhador, tem levado o assunto para escolas, instituições públicas e privadas, unidades de saúde e empresas.

O câncer de mama é o tipo mais comumno Brasil, depois do câncer de pele, e ainda é o que causa mais mortes em mulheres. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2023 foram diagnosticados 73.610 novos casos da doença.

O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Por isso a importância do autoexame e do exame de mamografia. Em caso de dúvidas e demais questionamentos, a mulher pode procurar os serviços de saúde.

Em Palmeira, após a paciente ser diagnosticada com câncer de mama, a mesma é direcionada para a SMS, que encaminha a paciente para uma unidade reguladora para a realização dos procedimentos necessários.

“Durante este mês estamos levando informação e prevenção para diversos setores da sociedade. A promoção de palestras e rodas de conversa reforça o diálogo da Secretaria sobre o assunto e mostramos a importância em realizar exames preventivos e periódicos”, explica o secretário da pasta Jânio Marques.