Educação

Fapeal atualiza regras para bolsistas de mestrado e doutorado

As mudanças dizem respeito à entrega de teses e dissertações financiadas pela fundação

Por 7Segundos com assessoria 31/10/2023 17h05
Fapeal atualiza regras para bolsistas de mestrado e doutorado
Arquivo da Fapeal - Foto: Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) atualizou as regras para a entrega obrigatória de exemplares das dissertações de mestrado e das teses de doutorado, quando realizadas com bolsas da fundação.

A diferença é que a partir do dia 1º de novembro deste ano não é mais obrigatória a entrega de exemplares impressos em papel, apenas o formato digital permanece. Todos os bolsistas de pós-graduação vinculados à Fapeal devem se familiarizar com as novas especificações, determinadas em publicado no site oficial da fundação e acessível neste link.

Os arquivos digitais do material devem ser entregues sem bloqueio ou proteção, visto que a proteção será feita pela própria Fapeal. A obrigatoriedade da entrega de relatórios também permanece, de acordo com as regras especificadas no termo de outorga de bolsas.

A discussão que levou à adoção desta medida surgiu no âmbito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. As mudanças e novas instruções foram normatizadas pelo setor de arquivo da Fapeal, que não dispõe de espaço físico ocioso para continuar recebendo os volumes impressos indeterminadamente, embora os que foram recebidos até agora estejam devidamente acondicionados, de acordo com as regras do Conselho Nacional de Arquivos, o Conarc.

O arquivo da Fapeal também dispõe de uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a BDTD Fapeal, que conta com mecanismo de busca por palavras-chave. A Fapeal disponibiliza ao público apenas os trabalhos que são autorizados pelos pesquisadores.

Outras consultas e maiores detalhes podem ser direcionados ao endereço eletrônico [email protected].