Palmeira dos Índios sedia momento preparatório para a SINPETI 2024
Evento engloba atividades de formação e orientação individual

O segundo encontro de mentoria da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETI) 2024 destacou-se com uma ênfase especial na participação ativa de professores, transformando o evento em uma semana de aprendizado e orientação.
Durante os encontros, professores e estudantes participaram de momentos em diferentes datas e locais, sendo Palmeira dos Índios um dos destaques. A cidade sediou o primeiro momento, na Escola Municipal Marinete Neves, das 9h às 15h. O evento também contemplou outras localidades, como a Escola Estadual Ângelo de Abreu, em Olho D’Água das Flores, e o Auditório da Feac/Ufal, em Maceió.
A pauta do encontro engloba uma série de atividades de formação e orientação individual, com destaque para a oficina “Ideia-Projeto-Pesquisa: onde estamos?”. Esta aborda temas cruciais como escrita científica, adequação do projeto, estrutura textual e o papel fundamental do mentor nesse processo. Após a oficina, equipes de mentores, como Luana, Isnaldo e Geisa (Maceió), Muller, Rosely e Jadriane (Palmeira dos Índios), e Andrea, Josy e Regina (Olho D’água das Flores), oferecem sessões de mentoria personalizada e individual.
O professor e coordenador de projetos Edimilson Amj falou da importância dos trabalhos e pesquisas. “Esse trabalho de iniciação científica com a parceria do SINPETI, Ufal e Uneal é muito importante para concluir essa etapa do ensino. É o letramento científico que dá essa capacidade de pesquisa científica para os alunos. Fazemos o trabalho de alfabetização científica na sala de aula com o livro didático, trazendo um pouco de letramento também com experimentos e projetos. No entanto, para concluir essa etapa de iniciação científica, só através da pesquisa”, explicou o coordenador.
A SINPETI destaca-se como uma iniciativa formativa, promovendo a pesquisa científica no ambiente escolar e impulsionando o desenvolvimento acadêmico dos participantes. O encontro em Palmeira dos Índios reforça o compromisso da cidade com a educação, inovação e o avanço do conhecimento.
A secretária municipal de Educação Júlia da Silva falou da parceria das universidades e demais instituições. “É de grande importância trabalharmos o aluno e suas pesquisas no formato de metodologia adequado, participando das competições, para que em outubro possamos estar inseridos nesses eventos da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia”, destacou a secretária.
Últimas notícias
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima

Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Motociclista morre em grave acidente no município de São Sebastião

Parceria entre Seprev e Fiea amplia oferta de curso para socioeducandos em AL

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
