Educação

Palmeira dos Índios sedia momento preparatório para a SINPETI 2024

Evento engloba atividades de formação e orientação individual

Por 7Segundos com assessoria 29/02/2024 15h03
Palmeira dos Índios sedia momento preparatório para a SINPETI 2024
Evento engloba atividades de formação e orientação individual - Foto: Reprodução/Assessoria

O segundo encontro de mentoria da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (SINPETI) 2024 destacou-se com uma ênfase especial na participação ativa de professores, transformando o evento em uma semana de aprendizado e orientação.

Durante os encontros, professores e estudantes participaram de momentos em diferentes datas e locais, sendo Palmeira dos Índios um dos destaques. A cidade sediou o primeiro momento, na Escola Municipal Marinete Neves, das 9h às 15h. O evento também contemplou outras localidades, como a Escola Estadual Ângelo de Abreu, em Olho D’Água das Flores, e o Auditório da Feac/Ufal, em Maceió.

A pauta do encontro engloba uma série de atividades de formação e orientação individual, com destaque para a oficina “Ideia-Projeto-Pesquisa: onde estamos?”. Esta aborda temas cruciais como escrita científica, adequação do projeto, estrutura textual e o papel fundamental do mentor nesse processo. Após a oficina, equipes de mentores, como Luana, Isnaldo e Geisa (Maceió), Muller, Rosely e Jadriane (Palmeira dos Índios), e Andrea, Josy e Regina (Olho D’água das Flores), oferecem sessões de mentoria personalizada e individual.

O professor e coordenador de projetos Edimilson Amj falou da importância dos trabalhos e pesquisas. “Esse trabalho de iniciação científica com a parceria do SINPETI, Ufal e Uneal é muito importante para concluir essa etapa do ensino. É o letramento científico que dá essa capacidade de pesquisa científica para os alunos. Fazemos o trabalho de alfabetização científica na sala de aula com o livro didático, trazendo um pouco de letramento também com experimentos e projetos. No entanto, para concluir essa etapa de iniciação científica, só através da pesquisa”, explicou o coordenador.

A SINPETI destaca-se como uma iniciativa formativa, promovendo a pesquisa científica no ambiente escolar e impulsionando o desenvolvimento acadêmico dos participantes. O encontro em Palmeira dos Índios reforça o compromisso da cidade com a educação, inovação e o avanço do conhecimento.

A secretária municipal de Educação Júlia da Silva falou da parceria das universidades e demais instituições. “É de grande importância trabalharmos o aluno e suas pesquisas no formato de metodologia adequado, participando das competições, para que em outubro possamos estar inseridos nesses eventos da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia”, destacou a secretária.