Sesau participa de ação de investigação e prevenção de casos de Febre Oropouche
Iniciativa foi realizada em parceria com técnicos municipais do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial da Saúde Indígena
Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) participaram, nessa terça-feira (13), de uma ação educativa sobre a prevenção da Febre Oropouche, na Aldeia Canto, vinculada à Tribo Xukuru-Kariri, em Palmeira dos Índios.
A visita também contou com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) e do Ministério da Saúde (MS), e ocorreu depois que 13 casos da doença foram notificados, sendo oito na comunidade.
Na oportunidade, além de orientar os indígenas Xukuru-Kariri, os técnicos da Saúde também percorreram diversos locais da Aldeia Canto e realizaram a coleta de amostras do mosquito tipo "Maruim", vetor da doença.
O objetivo é determinar se a Febre Oropouche está sendo disseminada na aldeia ou se veio de outra localidade, segundo explicou o assessor técnico do Núcleo de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, Claricio Bugarim.
"Nos chamou a atenção o fato de termos diagnosticado 19 casos da doença em Alagoas, sendo 13 somente em Palmeira dos Índios, dos quais oito na Aldeia Canto. Com isso, mobilizamos as autoridades de saúde das três esferas governamentais para investigarmos se os casos são de transmissão local ou se foram importados, ou seja, se as pessoas contraíram a doença fora da aldeia, visto que a doença está presente em vários Estados do Nordeste", ressaltou Bugarim.
O supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, destacou que, além das orientações repassadas ao povo Xukuru-Kariri, a Sesau esteve em Palmeira dos Índios para firmar uma parceria no sentido de capacitar os técnicos municipais sobre a identificação e prevenção dos focos do mosquito.
"Além de falar com as pessoas que moram na região e prestarmos os devidos esclarecimentos, iremos apoiar as equipes técnicas no trabalho de identificação e prevenção sobre a Febre Oropouche", disse Protásio.
Medidas de Proteção
O supervisor de endemias da Sesau lembrou que entre as medidas de proteção contra a Febre Oropouche está a utilização de roupas que cobrem o corpo, como camisas de mangas longas e calças compridas.
"Além do uso de roupas que protejam todo o corpo, é importante que as pessoas, especialmente gestantes, utilizem repelentes como medida de proteção individual", reforçou.
Ainda durante a visita a Palmeira dos Índios, foram alinhadas ações com as unidades assistenciais da Atenção Básica em Saúde.
"É importante que as equipes estejam atentas aos sintomas e realizem a coleta de informações do paciente, como endereço e etnia, para que seja estabelecido um fluxo de atendimento e identificação dos locais próximos aos pacientes", afirmou Paulo Protásio.
Agradecimento
A jovem Aldeada Lanioam da Silva ressaltou que a iniciativa da Sesau e dos demais técnicos da saúde municipais e federais foi importante.
"Meu marido esteve doente recentemente e é muito relevante que a aldeia entenda sobre a Febre Oropouche para que ela possa se prevenir", destacou.
Últimas notícias
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
