Política

Cirurgia de Lula adia expectativa do povo Xucuru-Kariri de homologação do território indígena

Presidente tinha reunião marcada com Paulo Dantas para esta quarta-feira (11)

Por 7Segundos 11/12/2024 16h04
Cirurgia de Lula adia expectativa do povo Xucuru-Kariri de homologação do território indígena
Palmeira dos Índios - Foto: Ascom

A cirurgia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido no início da semana adiou as expectativas do povo Xucuru-Kariri de homologação do território indígena no município de Palmeira dos Índios.

Lula e o governador Paulo Dantas tinham reunião marcada para esta quarta-feira (11) para tratar do assunto e o presidente havia se comprometido que se houvesse acordo nos últimos impasses relacionados ao reassentamento e indenização de não-indígenas estabelecidos dentro da área demarcada, na mesma ocasião ele assinaria a homologação do território para a comunidade tradicional.

Como a agenda do presidente foi suspensa, até o momento não há previsão de quando essa reunião deve acontecer, apesar de Lula ter falado publicamente que concluiria as homologações antes do natal.

O processo de homologação das terras Xucurus-Kariri teve início há mais de uma década e é o último dos 14 territórios que o presidente Lula prometeu, no início do seu terceiro mandato. A demora para legalizar o usufruto definitivo das terras indígenas tradicionalmente ocupadas em Palmeira dos Índios se deve ao fato de que esse território corresponde a aproximadamente 1/3 da área de Palmeira dos Índios e grande parte dele atualmente estar ocupado por propriedades rurais, moradias e estabelecimentos comerciais.

Durante todo esse período não houve acordo entre os governos federal e estadual sobre as indenizações e a saída dos atuais ocupantes da área demarcada. A medida encontra resistência no município de Palmeira dos Índios, principalmente dos proprietários de terra, que afirmam terem comprado ou recebido a área como herança de seus antepassados.