Geral

Falta de energia compromete abastecimento de água de Palmeira dos Índios e Quebrangulo

Sistemas Caçamba e Carangueja ficaram paralisados em decorrência da falta de energia nas captações

Por 7Segundos com Assessoria 23/01/2025 16h04
Falta de energia compromete abastecimento de água de Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Casal alerta moradores sobre problema - Foto: Assessoria

Uma falta de energia na rede elétrica que alimenta as captações de água instaladas nas barragens Caçamba e Carangueja, na zona rural de Quebrangulo, prejudicou, na tarde desta quinta-feira (23), o abastecimento das cidades de Palmeira dos Índios e Quebrangulo.

A Equatorial, responsável pela rede elétrica, foi informada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) assim que a situação foi constatada.

A energia já foi restabelecida, porém, a Companhia esclarece que a retomada dos processos de captação, bombeamento, tratamento e distribuição da água ocorre de forma gradativa, visto que a água precisa ser bombeada e percorrer toda a extensão das adutoras, depois encher os tanques da Estação de Tratamento (ETA), em seguida encher os reservatórios para somente depois ser colocada na rede de distribuição, que precisa ser pressurizada, para que chegue finalmente à população das duas cidades afetadas.

Tanto em Palmeira quanto em Quebrangulo, a água tratada pela Casal é repassada para a concessionária Águas do Sertão, que faz a distribuição aos moradores.

Sobre o assunto, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo:

Nota de esclarecimento:


Sobre relato de falta de energia nos Sistemas Carangueja e Caçamba da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Quebrangulo, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas foram direcionadas ao local e fornecimento de energia restabelecido.