Câmara de Palmeira dos Índios aprova descentralização da marcação de exames e distribuição de medicamentos
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação (051/2025) de autoria do vereador Helenildo Neto, que solicita a descentralização da marcação de exames e da entrega de medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir as filas e melhorar o atendimento, já que a atual Central de Marcação está obsoleta e não suporta mais a demanda crescente.
A proposta ganhou destaque após o vereador Gileninho Sampaio flagrar, na última segunda-feira (10), dezenas de pessoas aglomeradas em longas filas à espera de atendimento. O registro gerou grande repercussão entre os parlamentares, que criticaram a manutenção de um único local para atender toda a população. "A prefeitura precisa desativar essa central", concordaram os vereadores.
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação, com a transferência do atendimento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos de referência de cada comunidade. Dessa forma, as marcações de exames e a entrega de medicamentos seriam realizadas mais perto da residência dos usuários, reduzindo deslocamentos e desconfortos.
Os vereadores também questionaram os motivos para manter a central em funcionamento, considerando as dificuldades enfrentadas pela população, como grandes filas a céu aberto e deslocamentos longos e desgastantes.
Para buscar soluções, a Câmara aprovou ainda o requerimento de convocação da secretária de Saúde, Zoé Duarte. A gestora deverá comparecer à próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos e discutir, junto aos parlamentares, medidas para resolver o problema e melhorar o atendimento aos usuários do SUS em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
