Câmara de Palmeira dos Índios aprova descentralização da marcação de exames e distribuição de medicamentos
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação (051/2025) de autoria do vereador Helenildo Neto, que solicita a descentralização da marcação de exames e da entrega de medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir as filas e melhorar o atendimento, já que a atual Central de Marcação está obsoleta e não suporta mais a demanda crescente.
A proposta ganhou destaque após o vereador Gileninho Sampaio flagrar, na última segunda-feira (10), dezenas de pessoas aglomeradas em longas filas à espera de atendimento. O registro gerou grande repercussão entre os parlamentares, que criticaram a manutenção de um único local para atender toda a população. "A prefeitura precisa desativar essa central", concordaram os vereadores.
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação, com a transferência do atendimento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos de referência de cada comunidade. Dessa forma, as marcações de exames e a entrega de medicamentos seriam realizadas mais perto da residência dos usuários, reduzindo deslocamentos e desconfortos.
Os vereadores também questionaram os motivos para manter a central em funcionamento, considerando as dificuldades enfrentadas pela população, como grandes filas a céu aberto e deslocamentos longos e desgastantes.
Para buscar soluções, a Câmara aprovou ainda o requerimento de convocação da secretária de Saúde, Zoé Duarte. A gestora deverá comparecer à próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos e discutir, junto aos parlamentares, medidas para resolver o problema e melhorar o atendimento aos usuários do SUS em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
