Câmara de Palmeira dos Índios aprova descentralização da marcação de exames e distribuição de medicamentos
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação
A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação (051/2025) de autoria do vereador Helenildo Neto, que solicita a descentralização da marcação de exames e da entrega de medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir as filas e melhorar o atendimento, já que a atual Central de Marcação está obsoleta e não suporta mais a demanda crescente.
A proposta ganhou destaque após o vereador Gileninho Sampaio flagrar, na última segunda-feira (10), dezenas de pessoas aglomeradas em longas filas à espera de atendimento. O registro gerou grande repercussão entre os parlamentares, que criticaram a manutenção de um único local para atender toda a população. "A prefeitura precisa desativar essa central", concordaram os vereadores.
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação, com a transferência do atendimento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos de referência de cada comunidade. Dessa forma, as marcações de exames e a entrega de medicamentos seriam realizadas mais perto da residência dos usuários, reduzindo deslocamentos e desconfortos.
Os vereadores também questionaram os motivos para manter a central em funcionamento, considerando as dificuldades enfrentadas pela população, como grandes filas a céu aberto e deslocamentos longos e desgastantes.
Para buscar soluções, a Câmara aprovou ainda o requerimento de convocação da secretária de Saúde, Zoé Duarte. A gestora deverá comparecer à próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos e discutir, junto aos parlamentares, medidas para resolver o problema e melhorar o atendimento aos usuários do SUS em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
