Câmara de Palmeira dos Índios aprova descentralização da marcação de exames e distribuição de medicamentos
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios aprovou, nesta quarta-feira (12), a indicação (051/2025) de autoria do vereador Helenildo Neto, que solicita a descentralização da marcação de exames e da entrega de medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir as filas e melhorar o atendimento, já que a atual Central de Marcação está obsoleta e não suporta mais a demanda crescente.
A proposta ganhou destaque após o vereador Gileninho Sampaio flagrar, na última segunda-feira (10), dezenas de pessoas aglomeradas em longas filas à espera de atendimento. O registro gerou grande repercussão entre os parlamentares, que criticaram a manutenção de um único local para atender toda a população. "A prefeitura precisa desativar essa central", concordaram os vereadores.
O projeto aprovado defende a desativação gradual da Central de Marcação, com a transferência do atendimento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos de referência de cada comunidade. Dessa forma, as marcações de exames e a entrega de medicamentos seriam realizadas mais perto da residência dos usuários, reduzindo deslocamentos e desconfortos.
Os vereadores também questionaram os motivos para manter a central em funcionamento, considerando as dificuldades enfrentadas pela população, como grandes filas a céu aberto e deslocamentos longos e desgastantes.
Para buscar soluções, a Câmara aprovou ainda o requerimento de convocação da secretária de Saúde, Zoé Duarte. A gestora deverá comparecer à próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos e discutir, junto aos parlamentares, medidas para resolver o problema e melhorar o atendimento aos usuários do SUS em Palmeira dos Índios.
Últimas notícias

Deputado Leonam cobra reforço policial na faixa de areia para coibir crimes em Maceió

Cabo Bebeto e Alfredo Gaspar participam de caminhada em Brasília a favor da anistia

Vandalismo e furtos deixam Avenida Assis Chateaubriand sem iluminação pública

Vereadora critica alterações nas linhas de ônibus do Forene e defende escuta popular

Virginia compartilha música após suposto fim de relacionamento com Vini Jr.

Ônibus desgovernado colide em carros e causa incêndio em Porto Alegre-RS
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
