Geral

UPM esclarece denúncia contra atendimento médico em Palmeira

A SMS reforça ainda que, por se tratar de uma unidade de urgência e emergência pediátrica, o paciente é acompanhado apenas por um acompanhante

Por 7Segundos com Assessoria 11/03/2025 16h04
UPM esclarece denúncia contra atendimento médico em Palmeira
Município de Palmeira dos Índios - Foto: Helcinei Correia/Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio da direção geral da Unidade Pediátrica Municipal (UPM), esclarece uma reclamação feita pela avó de um paciente, atendido na UPM nesta segunda-feira (10).

De acordo com a equipe da UPM: “o paciente de 6 meses de idade, sexo masculino, chegou à Unidade Pediátrica Municipal de Palmeira dos Índios às 17h59. Às 18h08 foi realizada a triagem, onde foi relatado pela genitora o quadro de febre de início na madrugada e diarreia pela manhã. 

Apresentou febre de 37,8°C, genitora nega alergia medicamentosa. Paciente é atendido pelo médico pediatra plantonista às 18h19; genitora refere que menor apresenta febre, êmese (vômito) e diarreia de início da madrugada. Conforme conduta, foi prescrito pelo profissional médico pediatra um antiemético (ondansentrona) e antitérmico (dipirona), mantendo-se em observação até controle da temperatura e demais sintomas. Para conduta domiciliar, seguiu-se com prescrição externa de Paracetamol, Soro de Reidratação Oral e Repoflor (indicado para restauração da flora intestinal biológica).

O profissional orientou o retorno em 48h para reavaliação do quadro, mediante tratamento prescrito. Informou também a respeito dos sinais de alarme, e critérios para retorno imediato”, pontuou a direção.

A SMS reforça ainda que, por se tratar de uma unidade de urgência e emergência pediátrica, o paciente é acompanhado apenas por um acompanhante, portanto, a avó não pode acompanhar a filha e o neto nas dependências.