Maracatu Baque Novaurora abre inscrições gratuitas para Oficina Percussiva em Palmeira dos Índios
Iniciativa marca a retomada do maracatu no município após quase um século, com aulas teóricas e vivências práticas abertas à comunidade
Em um passo importante para a valorização das tradições afro-brasileiras em Alagoas, o Maracatu Baque Novaurora abre vagas para a Oficina Percussiva 2025.1, em Palmeira dos Índios. A ação gratuita faz parte de um movimento de retomada do maracatu na cidade, que há quase cem anos não ouvia os tambores ecoarem pelas ruas.
As atividades terão início nos dias 04 e 05 de abril de 2025, com uma programação que mescla teoria e prática. No primeiro dia, os participantes conhecerão a história e as particularidades do maracatu em Alagoas. Já no segundo, vivenciarão os toques e ritmos do baque virado em uma tocada coletiva ao ar livre.
A oficina tem coordenação de Taís Nascimento e será conduzida sob a regência de Ítalo Nery (Tito), com a participação das oficineiras Rafaela Costa, Gabriela Leão e Andrea Avelino, que trarão suas vivências e saberes para enriquecer a experiência formativa dos participantes.
“Assim como os nós dos agbês que nos unem, nosso projeto tem como objetivo fortalecer nossos elos de luta entre passado e presente através de atividades que abordarão a trajetória histórica do maracatu e suas particularidades em Alagoas, a musicalidade e corporeidade no ritmo e dança do baque virado. Com a batida do tambor, juntos mostraremos a força de um povo carregado de sonhos e memórias”, disse Taís Nascimento.
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 12/2024 - Valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural: formação, pesquisa e memória - Categoria 1-Ações formativas em patrimônio cultural, e é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, reforça a importância da retomada cultural promovida pela oficina.
“A força do maracatu pulsa em nossas raízes e representa resistência, identidade e pertencimento. É uma alegria ver projetos como o Baque Novaurora reverberando essa tradição nos municípios”, disse a gestora.
As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas aqui. As vagas são limitadas e a seleção será feita por ordem de inscrição, com 50% reservadas para pessoas negras, indígenas e/ou estudantes da rede pública de educação básica. A confirmação será feita pelo WhatsApp cadastrado no ato da inscrição e não é necessário possuir instrumento musical para participar.
Confira o cronograma de atividades abaixo:
1º DIA (04/04/2025) - APRESENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O MARACATU
Horário: 18 horas.
Local: Sede do Movimento Pró Desenvolvimento Comunitário (Rua Chico Nunes, n.º 49, Centro, Palmeira dos Índios/AL)
2º DIA (05/04/2025) - VIVÊNCIA PERCUSSIVA E TOCADA COLETIVA
Horário: 08h às 11h e 14h às 17h.
Local: Praça da Independência, Centro, Palmeira dos Índios/AL
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
