Secretaria de Educação realiza busca ativa no Quilombo Tabacaria
Para quem não conhece, a Busca Ativa escolar é um mecanismo de controle utilizado pelas escolas do Brasil inteiro para garantir o acesso e permanência dos estudantes nas salas de aula

A terça-feira passada (27) foi marcada por uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Palmeira dos Índios no Quilombo Tabacaria. Na oportunidade, os moradores puderam ter acesso a múltiplos serviços prestados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Agricultura, uma das atividades que merece destaque é a Busca Ativa, realizada pela Semede na região.
Para quem não conhece, a Busca Ativa escolar é um mecanismo de controle utilizado pelas escolas do Brasil inteiro para garantir o acesso e permanência dos estudantes nas salas de aula. A coordenadora da atividade em Palmeira Auta Tânia explicou como a Secretaria de Educação Municipal atua para garantir este importante direito das crianças e adolescentes palmeirenses. “Possuímos uma pessoa responsável pela Busca Ativa em cada uma das 37 unidades escolares; em resumo, estes funcionários têm acesso a um sistema nacional onde são inseridas as informações dos alunos e caso seja identificadas duas faltas seguidas, pessoas responsáveis vão até a residência deste estudante saber se está ocorrendo algo que o impeça de frequentar a escola”, disse.
Já Cristiano Rocha – que também atua junto à equipe de Busca Ativa da Semede – esclareceu que nos casos em que o motivo do afastamento escolar for a evasão, as providências tomadas são outras. “ No primeiro momento, tentamos nos comunicar com estes responsáveis, mas se notarmos que os alunos continuam afastados, o Conselho Tutelar é acionado”, esclareceu o profissional.
Por sua vez, a diretora da Escola Municipal Professora Mary Sampaio Caparica – que também é responsável pela extensão José Correia de Bairros, na Tabacaria – explicou que a unidade de educação infantil atende 55 crianças entre 8 meses e 3 anos e, por causa da situação de vulnerabilidade da maioria das pessoas que moram no Quilombo, a ação de Busca Ativa é de extrema necessidade. “ É fundamental garantir que as crianças frequentem as salas de aula e para isso é preciso checar, não apenas com chamadas, mas também buscando saber o porquê não estão comparecendo, caso sejam identificadas faltas”, esclareceu.
Na oportunidade, a secretária municipal de Educação Renilda Pereira discorrer sobre a relevância desta ação. “ A educação transforma a vida de qualquer pessoa, somente por meio dela alguém consegue se desenvolver plenamente e mudar a sua realidade. A Busca Ativa é um instrumento para garantir esse direito às nossas crianças e adolescentes”, elucidou.
Sempre em defesa da Educação, a prefeita Tia Júlia exaltou a atuação da Semede em Palmeira dos Índios e relembrou sua trajetória como professora. “ É sempre muito emocionante para mim falar sobre educação, apesar de valorizar e agradecer toda a equipe que trabalha comigo nas demais áreas. Mas tanto eu quanto o ex-prefeito Júlio Cezar somos provas de como vidas podem ser modificadas por meio do estudo. Foi pela educação que realizei meus sonhos e alcancei objetivos que sequer havia almejado”, confidenciou a gestora municipal, visivelmente emocionada.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
