Reviravolta na Justiça Eleitoral reacende possibilidade de cassação dos vereadores Nary Jane e Altair Torres em Igaci
Com a anulação da sentença, o processo volta à fase anterior, com abertura de prazo para novas manifestações das partes e reanálise completa do mérito da ação
Uma reviravolta decisiva marcou o cenário político de Igaci nesta terça-feira (1). A Justiça Eleitoral da 45ª Zona anulou a sentença que havia julgado improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por suposta fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.
A decisão do juiz eleitoral Evaldo da Cunha Machado atendeu parcialmente aos embargos de declaração interpostos pela parte investigante, reconhecendo nulidade processual por vício na intimação da sentença e ausência de prazo para alegações finais. Além disso, a Justiça apontou omissões relevantes na análise de provas documentais e testemunhais que podem comprovar a existência de candidaturas femininas fictícias.
Com a anulação da sentença, o processo volta à fase anterior, com abertura de prazo para novas manifestações das partes e reanálise completa do mérito da ação. Isso significa que o risco de cassação de mandato por fraude eleitoral está mais presente do que nunca.
Os principais alvos da ação são os vereadores Nary Jane Cristina Cavalcante da Silva e Altair Torres de Lima Pianco, ambos eleitos pelo União Brasil. Segundo a denúncia, suas candidaturas teriam sido beneficiadas por uma possível manobra para preencher artificialmente a cota mínima de 30% de candidaturas femininas exigida pela legislação eleitoral.
Se a Justiça entender que houve realmente fraude à cota de gênero, os votos obtidos por todo o grupo poderão ser anulados, levando à cassação dos mandatos e possível redistribuição das vagas no Legislativo Municipal.
A decisão reforça o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem punido com rigor qualquer tentativa de burlar a cota de gênero com candidaturas fictícias, popularmente conhecidas como "laranjas".
Com a reabertura do processo e nova análise das provas, a cidade volta a acompanhar de perto os próximos passos dessa investigação, que poderá mudar significativamente a composição da Câmara Municipal de Igaci.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
