Ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim é declarada inelegível por oito anos
Além de Leopoldina, seu sobrinho, Jorjão Amorim, também foi declarado inelegível
A Justiça Eleitoral decidiu, nessa segunda-feira (8), pela inelegibilidade da ex-prefeita de Maribondo Leopoldina Amorim e dos candidatos à sua sucessão em 2024, Jorge Antônio Amorim Marques Luz (Jorjão) e Claudivan Florentino de Almeida.
Segundo a decisão, a ex-prefeita cometeu abuso de poder político e prática de condutas vedadas. O processo, encabeçado pelo atual prefeito Bruno Teixeira, apontou que a Leopoldina realizou contratações de servidores em datas dentro do período vedado pela Justiça Eleitoral, em setores como educação e saúde, beneficiando o grupo político dos investigados.
De acordo com a sentença, Leopoldina, seu sobrinho Jorjão e o candidato a vice Claudivan de Almeida estão inelegíveis por oito anos. A contagem da punição tem início em 2024 e tem duração até 2032.
O juiz eleitoral Vinícius Augusto de Souza Araújo, em sua decisão, disse que ficou comprovado que houve admissões dentro do prazo proibitivo. O documento destacou a ausência de justificativas de urgência para as contratações.
Depoimentos de testemunhas que afirmaram ter começado a trabalhar semanas após as datas registradas oficialmente, também foram utilizados para corroborar com a decisão.
Últimas notícias
Datafolha: Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Renato Filho destaca queda de 80% nas mortes violentas no Pilar e defende prevenção
Lobista amiga de Lulinha projetava ganhar R$ 100 milhões em um ano
Ceci faz grande caminhada em Atalaia ao lado de Arthur Lira, Alvinho e lideranças políticas
Mais de quatro mil eleitores solicitaram voto em trânsito em Alagoas
Projeto de Cibele Moura que prevê câmeras em espaços que atendem crianças é aprovado
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
