Ex-prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim é declarada inelegível por oito anos
Além de Leopoldina, seu sobrinho, Jorjão Amorim, também foi declarado inelegível
A Justiça Eleitoral decidiu, nessa segunda-feira (8), pela inelegibilidade da ex-prefeita de Maribondo Leopoldina Amorim e dos candidatos à sua sucessão em 2024, Jorge Antônio Amorim Marques Luz (Jorjão) e Claudivan Florentino de Almeida.
Segundo a decisão, a ex-prefeita cometeu abuso de poder político e prática de condutas vedadas. O processo, encabeçado pelo atual prefeito Bruno Teixeira, apontou que a Leopoldina realizou contratações de servidores em datas dentro do período vedado pela Justiça Eleitoral, em setores como educação e saúde, beneficiando o grupo político dos investigados.
De acordo com a sentença, Leopoldina, seu sobrinho Jorjão e o candidato a vice Claudivan de Almeida estão inelegíveis por oito anos. A contagem da punição tem início em 2024 e tem duração até 2032.
O juiz eleitoral Vinícius Augusto de Souza Araújo, em sua decisão, disse que ficou comprovado que houve admissões dentro do prazo proibitivo. O documento destacou a ausência de justificativas de urgência para as contratações.
Depoimentos de testemunhas que afirmaram ter começado a trabalhar semanas após as datas registradas oficialmente, também foram utilizados para corroborar com a decisão.
Últimas notícias
Duas batidas contra postes provocam trânsito e queda de energia na parte alta de Maceió
Mulher enforcada e morta em Arapiraca é identificada; polícia investiga ex-marido
Motorista que destruiu 50 imóveis diz que bebeu e ingeriu remédios
Justiça mantém presos instrutores de rope jump após morte de jovem
Loterias: sorteios desta sexta (19/6) serão adiados por conta da Copa
Mulher é encontrada morta por enforcamento no bairro Massaranduba em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
