Robert Redford, ícone do cinema americano, morre aos 89 anos
Vencedor do Oscar, Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar, morreu aos 89 anos. A morte de Robert foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência de atores Rogers & Cowan PMK.
Robert morreu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade", diz o comunicado.
Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, tanto diante quanto atrás das câmeras. Ator consagrado desde os anos 1960, ele se destacou em clássicos como "Butch Cassidy" (1969), "Golpe de Mestre" (1973) e "Todos os Homens do Presidente" (1976), papéis que o transformaram em símbolo de carisma e elegância no cinema.
Ao longo da carreira, ele dividiu as telas com outros grandes ícones de Hollywood, como Paul Newman, Jane Fonda, Meryl Streep, Dustin Hoffman, Barbra Streisand e mais.
Redford recebeu prêmios importantes em sua trajetória, incluindo o Oscar de melhor diretor por "Gente como a Gente" (1980), consolidando-se como um artista multifacetado. Ele também levou um Oscar honorário em 2002, por ser uma "inspiração para cineastas de todo o mundo".
Além do trabalho no cinema, Redford também deixou marca como produtor e ativista. Ele fundou o Instituto Sundance, que mais tarde deu origem ao Festival de Sundance, uma das principais vitrines do cinema independente mundial.
Redford não era adepto à exposição e preferia viver recluso em um rancho isolado, em Utah. Ele foi um dos primeiros atores a ficar conhecido por seu ativismo ambiental -- apesar de não gostar do rótulo "ativista".
Engajado em causas ambientais e sociais, o ator-diretor se tornou referência por unir sucesso artístico com compromisso cultural e político, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da sétima arte.
Em 2018, ele anunciou sua aposentadoria da carreira de ator. Em "O Velho e a Arma", último filme que gravou como ator, ele interpretou Forrest Tucker, um assaltante em seus últimos dias de carreira.
A última aparição dele nas telas (gravada antes de "O Velho e a Arma") foi em "Vingadores: Ultimato" (2019).
Ele deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e dois filhos do primeiro casamento com Lola Van Wagenen, Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.
Em vida, Robert perdeu dois filhos: Scott Anthony Redford, nascido em 1959, morreu de síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, nascido em 1962, que morreu de câncer em 2020.
Veja também
Últimas notícias
Área de preencimento de minas da Braskem terá simulado de evasão nesta quarta-feira (19)
O 'escudo' da internet global caiu? O que é a Cloudflare e por que tantos sites ficaram fora do ar?
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra na administração pública
Jovem que teve pé amputado após acidente diz que serviu a 'carne' do membro em tacos a amigos: 'Borrachudo'
Idoso envenena comida em casa, morre e deixa ex-mulher e vizinha internadas em Penedo
Robô sexual criada por IA chinesa promete ter senso de humor e fazer rir 'mais do que humanos'
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
