‘Nossos países terão uma parceria muito produtiva’, diz Trump após conversa com Lula
Os dois presidentes devem se encontrar em breve
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como ‘ótima” a conversa telefônica que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6). Segundo o líder americano “nossos países terão uma parceria muito produtiva”.
A afirmação foi postada na rede social Truth Social, ocasião em que Trump também detalhou que o principal tema discutido foi a economia e o comércio entre os dois países.
“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos vários assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu o presidente americano.
Trump também disse que deve se reunir com Lula em breve, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
“Gostei muito da ligação — nossos países terão uma parceria muito produtiva”, completou.
O que Lula disse
O presidente brasileiro escreveu também nas redes sociais que o encontro foi bom e que ele na oportunidade relembrou a “boa química” existente entre os dois países. Além disso, Lula falou sobre um possível encontro presencial entre os dois presidentes.
“Sugeri a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterei o convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e também me dispus a viajar aos Estados Unidos”, escreveu Lula.
Ele qualificou o diálogo como uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
No texto publicado, Lula afirmou que durante o telefonema pediu a revogação da sobretaxa de 40 % imposta a produtos brasileiros pelos EUAe a suspensão de medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.
Ele também destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com o qual os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.
A postagem do presidente brasileiro informa que Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar seguimento às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
