Música

Morre Donna Jean Godchaux, da banda Grateful Dead; cantora gravou hit com Elvis Presley

A rockeira, que teve seu auge na década de 1970, deixa marido, dois filhos e um neto

Por Revista Quem 03/11/2025 15h03 - Atualizado em 03/11/2025 15h03
Morre Donna Jean Godchaux, da banda Grateful Dead; cantora gravou hit com Elvis Presley
A cantora morreu devido a um câncer em Alive Hospice em Nashville, no Tennessee - Foto: Rock & Roll Hall of Fame (YouTube)

Donna Jean Godchaux, morreu aos 78 anos de idade, neste domingo (2) devido a um câncer em Alive Hospice em Nashville, no Tennessee. A cantora nascida no Alabama, Estados Unidos, fez sucesso na década de 1970 ao ser vocalista da banda de rock Grateful Dead. Ela deixa o marido, David MacKay, os filhos Kinsman MacKay, Zion Godchaux e seu neto Delta. A informação foi confirmada para a revista Rolling Stone.

Na cidade em que nasceu, começou sua carreira como backing vocal no estúdio Muscle Shoals e participou de lançamentos que alcançaram o primeiro lugar nas paradas musicais do período. Como em When a Man Loves a Woman (1966) ao lado de Percy Sledge e Suspicious Minds (1969) com Elvis Presley.

Quando se mudou para a Califórnia, Donna conheceu e se casou com o pianista Keith Godchaux. Nesse período foi apresentada a Jerry Garcia, do Grateful Dead, pouco tempo depois ela e seu marido se juntaram á banda. De 1971 a 1979, eles fizeram turnês pelos Estados Unidos, Europa e até mesmo pelo Egito. Entre os sucessos da banda está Friend of the Devil, com mais de 100 milhões de reproduções no Spotify, do álbum American Beauty (1970).

"Que os quatro ventos te levem em segurança para casa. Diz olá ao Keith", disse uma fã da cantora, citando na primeira parte a frase do letrista do Grateful Dead, Robert Hunter. "Uma das melhores vozes de apoio femininas que já existiu", disse outra e muitos a elogiaram, relembrando os trabalhos que fez ao lado de Keith.