Saúde

Núcleos de Tabagismo em Palmeira auxiliam na luta contra o vício e devolvem qualidade de vida para os usuários

Em Palmeira dos Índios, os Núcleos de Atenção ao Fumante (NAF) têm desenvolvido atividades para chamar a atenção do público fumante

Por 7segundos com assessoria 05/11/2025 13h01
Núcleos de Tabagismo em Palmeira auxiliam na luta contra o vício e devolvem qualidade de vida para os usuários
Município de Palmeira dos Índios - Foto: Helcinei Correia/Assessoria

O tabagismo, de acordo com o Ministério da Saude, é considerada uma doença crônica, devido à dependência da nicotina. Além de integrar o grupo de transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento, é responsável por vários tipos de câncer, onde 90% das mortes são por câncer do pulmão.

Em Palmeira dos Índios, os Núcleos de Atenção ao Fumante (NAF) têm desenvolvido atividades para chamar a atenção do público fumante, a fim de captá-los e tratá-los. O foco é oferecer suporte, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).

De acordo com a coordenação do NAF da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, desde 2023, 138 pessoas iniciaram o tratamento. Somente em 2025, 76 fumantes iniciaram o tratamento em algum Núcleo; desses, 29 pararam de fumar de forma definitiva e sem recaídas.

“Os que permanecem no tratamento relatam eficácia, tanto no acompanhamento grupal, quanto na abordagem cognitiva comportamental, como nos atendimentos em grupo e individuais. Há o acompanhamento contínuo por meio dos grupos de manutenção e prevenção de recaídas”, explica Christianne Balbino, enfermeira e uma das coordenadoras do NAF.

O tabagismo também influencia na piora dos quadros de diabetes e câncer de próstata, temas debatidos e trabalhados mais amplamente neste mês de novembro.

“Tudo é gratuito, da participação, até as medicações. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, que mantém esse apoio ao usuário que deseja largar o cigarro, seja ele o fumo tradicional ou até os cigarros eletrônicos”, conclui Balbino.

A SMS informa que aqueles que desejam parar de fumar, podem procurar o NAF na sede da Secretaria para se cadastrar e aguardar o início do grupo terapêutico.