Núcleos de Tabagismo em Palmeira auxiliam na luta contra o vício e devolvem qualidade de vida para os usuários
Em Palmeira dos Índios, os Núcleos de Atenção ao Fumante (NAF) têm desenvolvido atividades para chamar a atenção do público fumante
O tabagismo, de acordo com o Ministério da Saude, é considerada uma doença crônica, devido à dependência da nicotina. Além de integrar o grupo de transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento, é responsável por vários tipos de câncer, onde 90% das mortes são por câncer do pulmão.
Em Palmeira dos Índios, os Núcleos de Atenção ao Fumante (NAF) têm desenvolvido atividades para chamar a atenção do público fumante, a fim de captá-los e tratá-los. O foco é oferecer suporte, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
De acordo com a coordenação do NAF da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município, desde 2023, 138 pessoas iniciaram o tratamento. Somente em 2025, 76 fumantes iniciaram o tratamento em algum Núcleo; desses, 29 pararam de fumar de forma definitiva e sem recaídas.
“Os que permanecem no tratamento relatam eficácia, tanto no acompanhamento grupal, quanto na abordagem cognitiva comportamental, como nos atendimentos em grupo e individuais. Há o acompanhamento contínuo por meio dos grupos de manutenção e prevenção de recaídas”, explica Christianne Balbino, enfermeira e uma das coordenadoras do NAF.
O tabagismo também influencia na piora dos quadros de diabetes e câncer de próstata, temas debatidos e trabalhados mais amplamente neste mês de novembro.
“Tudo é gratuito, da participação, até as medicações. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, que mantém esse apoio ao usuário que deseja largar o cigarro, seja ele o fumo tradicional ou até os cigarros eletrônicos”, conclui Balbino.
A SMS informa que aqueles que desejam parar de fumar, podem procurar o NAF na sede da Secretaria para se cadastrar e aguardar o início do grupo terapêutico.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
