Prefeitura de Palmeira dos Índios lança edital para escolha de diretores e adjuntos das escolas municipais
De acordo com o edital, o processo tem como objetivo selecionar gestores escolares com base em critérios técnicos de mérito e desempenho
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (Semede), tornou público o edital que regulamenta o Processo Seletivo Interno e Eleitoral para a escolha de diretores(as) e diretores(as) adjuntos(as) das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. O processo segue os princípios da gestão democrática, da transparência e da valorização dos profissionais da educação, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.461/2022 e no Decreto Municipal de 20 de outubro de 2025 e o prazo para a realização de inscrições acontece entre os dias 10 e 11 de novembro.
De acordo com o edital, o processo tem como objetivo selecionar gestores escolares com base em critérios técnicos de mérito e desempenho, além de consulta direta à comunidade escolar, em conformidade com o artigo 53 da Lei nº 2.461/2022. A seleção e a eleição ocorrerão em duas etapas complementares: primeiro, o processo seletivo interno – que terá caráter técnico e eliminatório e só depois o processo eleitoral, de caráter participativo e consultivo.Ainda conforme o edital, o processo será coordenado pela Comissão Geral, instituída por portaria da Semede e supervisionado pela própria Secretaria Municipal de Educação. O mandato dos(as) eleitos(as) será de dois anos, com possibilidade de uma recondução consecutiva, mediante novo processo seletivo e eleitoral.
Detalhes importantes:
Ainda conforme o edital, em consonância com a Lei Municipal nº 2.665/2025, não será considerada reeleição o primeiro mandato obtido por eleição direta pelos atuais diretores(as) e adjuntos(as), o que lhes permite participar novamente deste processo.
A secretária municipal de Educação Renilda Pereira destacou que o edital representa mais um passo no fortalecimento da gestão democrática e participativa das escolas municipais. “Este processo reforça o compromisso da prefeitura com a educação pública de qualidade, baseada em mérito, diálogo e transparência. Acreditamos que a escolha dos gestores feita de forma democrática contribui diretamente para a melhoria do ensino e da convivência escolar”, afirmou.
Como se inscrever?
De acordo com as informações constantes no edital, “a inscrição será individual e por composição da chapa, deverá ainda ser realizada dentro do prazo definido no cronograma (Anexo III), mediante entrega dos seguintes documentos: a) Formulário de inscrição (Anexo IV); b) Cópia do RG e CPF; c) Diploma de licenciatura plena; d) Declaração de tempo de serviço; e) Declaração de disponibilidade para dedicação integral; f) Declaração de inexistência de penalidades; g) Currículo simplificado.
Últimas notícias
Procon Maceió divulga nova pesquisa de monitoramento de preços na véspera da Best Friday
PM encontra artefatos durante operação no Sistema Socioeducativo de Alagoas
Prefeitura de Santana firma parceria com PRF para reforçar ações de fiscalização de animais na BR-316
Japaratinga é destaque no Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária
TRE de Alagoas esclarece: não há recadastramento eleitoral obrigatório em Quebrangulo
Lula envia para o Congresso projetos que criam a Unind e UFEsporte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
