Prefeitura de Palmeira dos Índios lança edital para escolha de diretores e adjuntos das escolas municipais
De acordo com o edital, o processo tem como objetivo selecionar gestores escolares com base em critérios técnicos de mérito e desempenho
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude (Semede), tornou público o edital que regulamenta o Processo Seletivo Interno e Eleitoral para a escolha de diretores(as) e diretores(as) adjuntos(as) das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. O processo segue os princípios da gestão democrática, da transparência e da valorização dos profissionais da educação, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.461/2022 e no Decreto Municipal de 20 de outubro de 2025 e o prazo para a realização de inscrições acontece entre os dias 10 e 11 de novembro.
De acordo com o edital, o processo tem como objetivo selecionar gestores escolares com base em critérios técnicos de mérito e desempenho, além de consulta direta à comunidade escolar, em conformidade com o artigo 53 da Lei nº 2.461/2022. A seleção e a eleição ocorrerão em duas etapas complementares: primeiro, o processo seletivo interno – que terá caráter técnico e eliminatório e só depois o processo eleitoral, de caráter participativo e consultivo.Ainda conforme o edital, o processo será coordenado pela Comissão Geral, instituída por portaria da Semede e supervisionado pela própria Secretaria Municipal de Educação. O mandato dos(as) eleitos(as) será de dois anos, com possibilidade de uma recondução consecutiva, mediante novo processo seletivo e eleitoral.
Detalhes importantes:
Ainda conforme o edital, em consonância com a Lei Municipal nº 2.665/2025, não será considerada reeleição o primeiro mandato obtido por eleição direta pelos atuais diretores(as) e adjuntos(as), o que lhes permite participar novamente deste processo.
A secretária municipal de Educação Renilda Pereira destacou que o edital representa mais um passo no fortalecimento da gestão democrática e participativa das escolas municipais. “Este processo reforça o compromisso da prefeitura com a educação pública de qualidade, baseada em mérito, diálogo e transparência. Acreditamos que a escolha dos gestores feita de forma democrática contribui diretamente para a melhoria do ensino e da convivência escolar”, afirmou.
Como se inscrever?
De acordo com as informações constantes no edital, “a inscrição será individual e por composição da chapa, deverá ainda ser realizada dentro do prazo definido no cronograma (Anexo III), mediante entrega dos seguintes documentos: a) Formulário de inscrição (Anexo IV); b) Cópia do RG e CPF; c) Diploma de licenciatura plena; d) Declaração de tempo de serviço; e) Declaração de disponibilidade para dedicação integral; f) Declaração de inexistência de penalidades; g) Currículo simplificado.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
